Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de metabólitos e proteínas totais em folhas de Eucalyptus grandis durante a infecção por Puccinia psidii

Processo: 11/17455-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Labate
Beneficiário:Felipe Garbelini Marques
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular vegetal   Metabolômica   Proteômica   Eucalipto   Puccinia psidii   Cromatografia líquida   Espectrometria de massas

Resumo

Devido à sua vasta gama de aplicação - na produção de papel e celulose, utilização na construção civil ou geração de energia - o eucalipto é uma das culturas mais importantes do país, gerando milhões de empregos diretos e indiretos e movimentando parcela importante do PIB nacional com seus diversos derivados. Entretanto, como acontece com diversas outras espécies exóticas plantadas em larga escala, o eucalipto, especialmente variedades da espécie Eucalyptus grandis e seus híbridos, são infectados por patógenos nativos, destacando-se o fungo causador da ferrugem, Puccinia psidii, que ataca órgãos tenros da parte aérea de mudas em jardins clonais e plantações com até dois anos de idade, provocando perdas de até 35% no volume de madeira em plantações no estado de São Paulo. Apesar da contribuição de programas de melhoramento genético, o patossistema E. grandis X P. psidii ainda é pouco descrito no nível molecular, havendo poucos estudos sobre os processos e as moléculas que agem de forma a conferir resistência às plantas. Desse modo os programas de seleção ainda produzem plantas com resistência efêmera ao fungo, com o surgimento de novas estirpes de patógeno virulentas ao hospedeiro. Assim, visando o melhor entendimento da relação entre E. grandis X P. psidii o presente projeto visa, com o auxílio da técnica de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas, estudar a sucessão proteica e metabólica ocorrida nos tecidos foliares de plantas resistentes e suscetíveis durante a infecção pelo patógeno. Os resultados obtidos delinearão como e quais proteínas e metabólitos promovem a ativação do sistema de defesa da planta durante o processo de resistência, apontando elementos que poderão ser utilizados em processos de seleção assistida por marcadores moleculares e transformação genética da planta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUECINE, MARIA CAROLINA; LEITE, THIAGO FALDA; BINI, ANDRESSA PERES; REGIANI, THAIS; FRANCESCHINI, LIVIA MARIA; FRASSON BUDZINSKI, ILARA GABRIELA; MARQUES, FELIPE GARBELINI; VENEZIANO LABATE, MONICA TERESA; GUIDETTI-GONZALEZ, SIMONE; MOON, DAVID HENRY; LABATE, CARLOS ALBERTO. Label-Free Quantitative Proteomic Analysis of Puccinia psidii Uredospores Reveals Differences of Fungal Populations Infecting Eucalyptus and Guava. PLoS One, v. 11, n. 1 JAN 5 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Felipe Garbelini. Análise de metabólitos e proteínas totais em folhas de Eucalyptus grandis durante a infecção por Puccinia psidii. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.