Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de bactérias provenientes de resíduos e dejetos do Zoológico de São Paulo, quanto à produção de polihidroxialcanoatos de cadeia média (PHAMLC)

Processo: 11/17493-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Suzan Pantaroto de Vasconcellos
Beneficiário:Vitor Baptista Ferrari
Instituição-sede: Fundação Parque Zoológico de São Paulo (ZOO). Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias   Poli-hidroxialcanoatos   Biotecnologia

Resumo

O Brasil possui ambientes como verdadeiras fontes de biodiversidade, mas grande parte dessa comunidade ainda é inexplorada. A Fundação Parque do Zoológico de São Paulo (FPZSP) localiza-se em uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica nativa, com a presença de animais de muitos habitats do mundo inteiro. De modo a atender importantes conceitos de conservação ambiental - o destino dos dejetos e resíduos alimentares de animais - a FPZSP estabeleceu um programa de compostagem, denominado de unidade de produção de matéria orgânica (UPCO), em que a biomassa gerada nesta área é totalmente re-aproveitada. Tendo em vista a diversidade microbiana presente na Mata Atlântica associada à diversidade microbiana presente no processo de compostagem já relatados em trabalhos anteriores (Strom, 1985; Amner et al., 1988; Faoro et al., 2010), especula-se que microrganismos com grande potencial para obtenção de produtos biotecnológicos, poderão ser encontrados a partir destes habitats, uma vez que as células de compostagem reúnem não só material biológico nacional, mas também representativo de animais provenientes de várias partes do mundo. O objetivo geral do estudo é isolar a avaliar bactérias mesofílicas e termofílicas capazes de produzir polihidroxialcanoatos (PHAs) de cadeia média a partir de material proveniente do processo de compostagem de resíduos orgânicos realizado na Fundação do Parque Zoológico de São Paulo.