Busca avançada
Ano de início
Entree

Entrelaçamentos das instituições educação e enfermagem: contribuições da análise institucional

Processo: 11/14440-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 16 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 15 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Pesquisador Anfitrião: Gilles Monceau
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Cergy-Pontoise, França  
Assunto(s):Educação em saúde   Avaliação institucional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise institucional | Educação | educação em saúde | Enfermagem | Ensino de Enfermagem | Educação em Enfermagem

Resumo

O presente projeto aborda a intersecção entre as instituições de enfermagem e educação. Toma-se por instituição o conjunto de regras e normas, ditas e não ditas, escritas ou não que compõem a sociedade estabelecendo aquilo que é permitido, desejável e aquilo que é proscrito e proibido. Os campos de expressão e de análise dessa intersecção de instituições são os seguintes: a educação em saúde desenvolvida pela enfermagem: a formação de professores de enfermagem, a formação do pessoal de enfermagem, e a Educação Permanente em saúde. O desenvolvimento do projeto se fará em etapas iniciando-se pelo território da educação em saúde desenvolvida pela enfermagem. As contribuições esperadas são as seguintes: a apropriação e desenvolvimento do referencial teórico metodológico da análise institucional e da pesquisa intervenção bem como o desenvolvimento de conhecimentos que possibilitem uma releitura das práticas educativas exercidas pela enfermagem e seu aprimoramento objetivando a produção de desejo e de subjetividades singulares no trabalho. Como objetivo geral estabelecemos interpretar o entrelaçamento das instituições educação e enfermagem nas praticas educativas desenvolvidas pela enfermagem e a dobra cuidado/aprendizagem à luz da analise institucional e do movimento institucionalista. O estudo se fará sob orientação do Prof. Dr. Gilles Monceau no Laboratório de Pesquisa "Escola, Mutação, Aprendizagem" (EMA) da Universidade de Cergy-Pontoise (UCP) - França. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTUNA, CINIRA MAGALI; MATUMOTO, SILVIA; BISTAFA PEREIRA, MARIA JOSE; CAMARGO-BORGES, CELIANE; KAWATA, LAUREN SUEMI; MISHIMA, SILVANA MARTINS. Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 990-997, . (11/14440-7, 08/00921-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.