Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dos estágios evolutivos da gestão ambiental em empresas do setor eletroeletrônico brasileiro: estudo de casos

Processo: 11/11219-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
Beneficiário:Giovanna Maialle
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Política ambiental

Resumo

Em meio às mudanças climáticas, a atenção dada ao meio ambiente vem emergindo e ganhando importância. A sociedade passou a perceber que toda atitude humana tem seu custo ecológico e começou a exigir das organizações um comportamento mais responsável. As empresas responderam a esta exigência adotando práticas ambientais, tanto no sentido da regulamentação, quanto da diferenciação e das vantagens competitivas. Este projeto visa identificar o grau da gestão ambiental implantada em empresas do setor eletroeletrônico do estado de São Paulo, classificando-as entre os estágios evolutivos de acordo com as práticas adotadas em pró da gestão ambiental. Para tal, será usado como método de pesquisa o Estudo de Casos em duas empresas do setor. A contribuição deste estudo será a agregação de dados empíricos dos estágios evolutivos da gestão ambiental no estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANNA MAIALLE; ANA BEATRIZ LOPES DE SOUSA JABBOUR; ARIANA FERNANDES ARANTES; CHARBEL JOSÉ CHIAPPETTA JABBOUR. Environmental management maturity of local and multinational high-technology corporations located in Brazil: the role of business internationalization in pollution prevention. Production, v. 26, n. 2, p. 488-499, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.