Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do ataque químico nos minerais apatita e zircão e suas implicações no Método de Traços de Fissão: geocronologia da Serra da Canastra

Processo: 11/14943-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Tello Sáenz
Beneficiário:Rosana Silveira Resende
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51142-3 - Método de traços de fissão em apatita e zircão: termocronologia do grupo bauru e estudos de annealing em zircão, AP.JP
Assunto(s):Zircão   Caracterização   Apatitas   Geocronologia

Resumo

Pretende-se estudar os efeitos do ataque químico em apatita e zircão e suas implicações no Método de Traços de Fissão (MTF). Para tanto fazer-se-á a caracterização dos minerais mencionados através de Microscopia Ótica, Espectroscopia micro-Raman e Microscopia Eletrônica de Varredura com Energy Dispersive Spectroscopy (MEV/EDS), assim como uma análise teórica-experimental dos diferentes fenômenos físico-químicos que ocorrem na cristalização natural de cada mineral. Estes procedimentos visam determinar a relação entre o ataque químico utilizado para revelar os traços de fissão e as características cristalográficas dos mesmos. A densidade de traços de fissão observada na superfície dos grãos destes minerais pode variar devido a alterações naturais tanto da composição química quanto da rede cristalina. No caso do zircão (e menos frequente na apatita) se observa que em alguns grãos a densidade dos traços de fissão é anisotrópica, ou seja, em algumas áreas da superfície do mesmo grão a densidade é diferente. Isso pode acontecer devido à incorporação de outros minerais na época da cristalização, os quais se pretendem identificar e caracterizar, ou mesmo das condições naturais da cristalização em si. A caracterização da superfície dos grãos via espectroscopia Raman será realizada com o apoio do Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino, responsável pelo Laboratório de Espectroscopia Raman e as análises de MEV com a colaboração do Prof. Dr. Neri Alves, responsável pelo laboratório de MEV, ambos com sede no DFQB/FCT- UNESP de Presidente Prudente. O objetivo maior deste trabalho é dar continuidade ao aprimoramento do MTF nestes minerais, que será utilizado para determinar tanto a idade quanto a história térmica dos embasamentos localizados na Serra da Canastra, na região de Passos e Franca, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Adicionalmente, o Método de Datação U/Pb (LA-ICP-MS) será aplicado aos grãos de zircão coletados na referida localidade. Assim, será obtido, simultaneamente, um conjunto de idades via MTF e U/Pb nos mesmos grãos de zircão. Isso permitirá fazer um estudo geocronológico mais abrangente do Grupo Bauru, através da comparação das idades previamente obtidas nesta unidade geológica com aqueles a serem obtidos na Serra da Canastra. Ou seja, será possível fazer uma correlação Fonte-Bacia, já que a região da Serra da Canastra pode ser uma importante fonte de drenagem que veio a formar o Grupo Bauru, localizado ao norte da Bacia do Paraná. Para atingir este objetivo, 40 amostras serão coletadas em perfis previamente estabelecidos, dando-se preferência a pontos localizados nas proximidades de falhas geológicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RESENDE, ROSANA SILVEIRA; TELLO SAENZ, CARLOS ALBERTO; DANTAS, ELTON LUIZ; HACKSPACHER, PETER CHRISTIAN; CHAVEZ MACHACA, CESAR ANTHONY; GLASMACHER, ULRICH A. Thermochronology and exhumation history of the basement and sediments of the NNE border of the Parana basin, Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 99, APR 2020. Citações Web of Science: 0.
RESENDE, ROSANA SILVEIRA; TELLO SAENZ, CARLOS ALBERTO; STUANI PEREIRA, LUIZ AUGUSTO; DANTAS, ELTON LUIZ. The effect of chemical and physical imperfections in zircon grains in influencing the U-Pb age analyses: Insights from zircon fission track etching. LITHOS, v. 346, NOV 15 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RESENDE, Rosana Silveira. A primoramento da sistemática U-Pb através do método de traços de fissão e técnicas de caracterização : termocronologia da faixa Brasília e sua correlação com a bacia do Paraná. 2015. 227 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.