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Vocabulário receptivo e expressivo de crianças prematuras e crianças nascidas a termo entre dois a três anos

Processo: 11/17689-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Mariane Regina de Oliveira Pachelli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento da linguagem   Linguagem infantil   Recém-nascido prematuro   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento da linguagem | Desenvolvimento Infantil | prematuro | Linguagem Infantil

Resumo

A World Health Organization(1) define recém-nascido pré-termo ou prematuro nascidos com idade gestacional abaixo de 37 semanas e quanto ao peso baixo, são consideradas de baixo peso, aquelas nascidas vivas com peso inferior de 2.500 gramas no momento do nascimento. A prematuridade é considerada um fator de risco biológico para causar interferência no desenvolvimento típico infantil(2-3). Permeando a hipótese de que, a exposição a intercorrência da prematuridade possa levar a alterações do desenvolvimento, condição esta significativa nas fases iniciais do desenvolvimento, quando o cérebro está imaturo, tornando a criança vulnerável a eventos interferentes nos processos de aquisição de habilidades, este estudo foi delineado, com o objetivo de comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras e típicas de idade entre dois e três anos quanto ao comportamento comunicativo, compreensão, produção lexical, uso de gestos e vocabulário. Após o cumprimento dos aspectos éticos, serão avaliadas 20 crianças com prematuridade e baixo peso (PBP) e 20 crianças nascidas a termo, com desenvolvimento típico pareadas quanto ao sexo e idade cronológica. Será realizada entrevista inicial com os responsáveis das crianças e aplicado o Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Primeiras palavras e gestos e o Teste de Linguagem Infantil ABFW - Parte de Vocabulário. Para os procedimentos de análise serão seguidas as normativas previstas nos manuais de cada instrumento. As avaliações serão filmadas para análise posterior. O tratamento estatístico constará de aplicação de diferentes testes, conforme a qualidade das variáveis. Desta forma, serão utilizados os seguintes testes: Teste "t" de Studant, Teste "t" pareado e Coeficiente de correlação de Spearman (AU)

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