Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem dialógica: inteligência cultural, dimensão instrumental e igualdade de diferenças: aprofundando a compreensão teórica

Processo: 11/13357-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Roseli Rodrigues de Mello
Pesquisador Anfitrião: José Ramón Flecha Garcia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Escolaridade   Aprendizagem escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem dialógica | dimensão instrumental da aprendizagem | Diversidade | escolaridade | igualdade de diferenças | inteligência cultural | aprendizagem dialógica

Resumo

A pesquisa aqui proposta visa a aprofundar a compreensão do conceito de aprendizagem dialógica e ampliar as possibilidades educativas da escola, tanto no âmbito da aprendizagem de conteúdos escolares, da incorporação de saberes populares, bem como da vivência da diversidade como valor a ser cultivado na igualdade de diferenças. Trata-se de estudo teórico, envolvendo os princípios de inteligência cultural, dimensão instrumental e igualdade de diferenças, integrantes do conceito de aprendizagem dialógica, relacionando-os com discussões feitas por pesquisadores brasileiros em três periódicos brasileiros, nos anos 2000, sobre aprendizagem dos conteúdos escolares em sua maneira formal; análise dos conceitos de diversidade, multiculturalismo, diferença e interculturalismo. Para o desenvolvimento do estudo, será realizado fichamento crítico de cada texto lido, o que consistirá em resenhar cada um e posteriormente acrescentar reflexões pessoais, questões e indicações de relações a estabelecer. Seguidamente, para cada princípio estudado, será elaborado em texto descritivo-analítico. O mesmo será realizado para os textos dos periódicos brasileiros. Por fim, serão comparados conceitos e temas, dando origem ao texto final da pesquisa. Com a realização do estudo espera-se chegar aos seguintes resultados: 1) Sobre a Aprendizagem Dialógica: produção articulada de reflexões sobre os princípios do conceito. 2) Sobre a produção brasileira: traçar um quadro sobre a produção realizada nos anos 2000, indicando impasses, avanços, coincidências, divergências e potencialidades sobre aprendizagem dos conteúdos escolares em sua maneira formal; diversidade, multiculturalismo, interculturalismo, nas revistas Educação e Sociedade, Revista Brasileira de Educação e nos Cadernos de Pesquisa. 3) Indicar caminhos teóricos e práticos que já estão presentes no produzido, mas que necessitam de maior sistematização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)