Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do Método Pilates na relação: hipercifose torácica e equilíbrio em idosas

Processo: 11/12585-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcelo Tavella Navega
Beneficiário:Mariana Gíglio Furlanetto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Cifose   Equilíbrio postural   Pilates   Idosos

Resumo

O processo de envelhecimento biológico determina alterações no aparelho locomotor, que causam limitações às atividades da vida diária. Por ano há uma perda de 1,5% de força muscular resultando em alteração de equilíbrio e alteração postural em idosos, levando a maiores riscos de quedas. A ocorrência de quedas na população idosa é a maior causa de morbidade, mortalidade e perda da independência funcional. A diminuição da atividade física resulta em sedentarismo, predispondo a alterações posturais, entre elas a hipercifose torácica. A prática de atividade física é uma forma de amenizar as alterações posturais e desequilíbrio. O método Pilates é uma forma de atividade física que trabalha os músculos essenciais para manter o equilíbrio: músculos abdominais e auxilia no tratamento de hipercifose torácica. Objetivo: Avaliar os benefícios do Método Pilates em mulheres idosas com hipercifose torácica e alteração de equilíbrio. Método: Participarão do estudo 30 idosas com idade acima de 60 anos que serão divididas em dois grupos aleatoriamente, sendo que o Grupo Pilates (GP, n=15) e o Grupo Controle (GC, n=15). O GP realizará por 8 semanas o treinamento e simultaneamente o GC receberá palestras. Os dois grupos realizarão testes específicos para equilíbrio (Escala de Equilibrio de Berg) e para hipercifose torácica (Biofotogrametria computadorizada). Ao término das oito semanas o GP e o GC serão reavaliados. Para análise dos dados será utilizado teste estático adequado, com significância de p < 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO TAVELLA NAVEGA; MARIANA GIGLIO FURLANETTO; DANIELE MORAES LORENZO; MARY HELLEN MORCELLI; BEATRIZ MENDES TOZIM. Effect of the Mat Pilates method on postural balance and thoracic hyperkyphosis among elderly women: a randomized controlled trial. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 19, n. 3, p. -, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.