Busca avançada
Ano de início
Entree

Partição de ácido clavulânico em sistemas micelares de duas fases aquosas composto por Triton X-100 na presença de sal ou polímero

Processo: 11/18088-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Carlota de Oliveira Rangel Yagui
Beneficiário:Nathália Barros Militão dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Ácido clavulânico   Sistema de duas fases aquosas   beta-Lactamases   Equilíbrio de fases   Moléculas bioativas

Resumo

O ácido clavulânico, produto do metabolismo secundário de Streptomyces sp., é um potente inibidor de beta-lactamases, sendo utilizado em associação com antibióticos beta-lactâmicos no caso de infecções resistentes a estes. Atualmente a purificação industrial do ácido clavulânico envolve processos de extração líquido-líquido com solventes orgânicos e etapas cromatográficas. Assim, a busca por alternativas mais econômicas, simplificadas e ecológicas é de grande interesse. Neste contexto, os sistemas micelares de duas fases aquosas (SMDFA) consistem em uma alternativa interessante às técnicas de purificação convencionalmente empregadas. Estes sistemas são constituídos por soluções micelares de tensoativos, que oferecem ambiente hidrofóbico e hidrofílico, possibilitando seletividade na partição de biomoléculas de acordo com sua hidrofobicidade. O objetivo do presente trabalho é estudar a partição do ácido clavulânico em sistema micelar (não-iônico) de duas fases aquosas composto pelo tensoativo Triton X-100 na presença de sal ou polímero. A melhor compreensão do comportamento desta biomolécula nos sistemas direcionará estudos posteriores de extração do ácido clavulânico diretamente do meio fermentado. Para tanto, de acordo com resultados de estabilidade previamente estabelecidos e com o comportamento da curva binodal a ser determinada, serão realizados os estudos de partição em diferentes concentrações do tensoativo e adição do sal sulfato de amônio ((NH4)2SO4). Em seguida será estudado o comportamento do ácido clavulânico nos sistemas micelares em presença do polímero sulfato de dextrano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO SILVA, MARCELA DE SIQUEIRA; SANTOS-EBINUMA, VALERIA DE CARVALHO; LOPES, ANDRE MORENI; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA. Dextran sulfate/Triton X two-phase micellar systems as an alternative first purification step for clavulanic acid. Fluid Phase Equilibria, v. 399, p. 80-86, AUG 15 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.