Busca avançada
Ano de início
Entree

Níveis de aminoácidos digestíveis para juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum e turnover isotópico do carbono - 13 e do nitrogênio - 15 no tecido muscular.

Processo: 11/12964-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dalton José Carneiro
Beneficiário:Thiago Matias Torres Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Composição corporal   Proteína ideal   Necessidades nutricionais   Lisina   Isótopos estáveis

Resumo

O tambaqui é uma espécie considerada onívora, com tendência a frugívora, no ambiente natural alimenta-se principalmente de zooplâncton, frutos e sementes. Atualmente é uma das espécies mais produzidas no Brasil, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Embora seja uma espécie de peixe com grande importância comercial, poucos são os trabalhos de nutrição com esta espécie. Desta forma, o presente estudo, será dividido em três experimentos, que terão como objetivos: determinar os valores digestíveis dos aminoácidos de alguns alimentos selecionados, estimar as exigências em aminoácidos digestíveis, por meio do conceito de proteína ideal, e avaliar o efeito da suplementação de lisina e/ou metionina em dieta prática no turnover dos isótopos estáveis de carbono-13 e nitrogênio-15 em tecido muscular, para juvenis de tambaqui.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIAGO MATIAS TORRES DO NASCIMENTO; HELLEN BUZOLLO; LIDIANE CRISTINA GONÇALVES DE SANDRE; LIGIA MARIA NEIRA; EDUARDO GIANINI ABIMORAD; DALTON JOSÉ CARNEIRO. Apparent digestibility coefficients for amino acids of feed ingredients in tambaqui (Colossoma macropomum) diets. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 49, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Thiago Matias Torres Do. Níveis de aminoácidos digestíveis para juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum e turnover isotópico do carbono – 13 e do nitrogênio – 15 no tecido muscular. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.