Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de interação das proteínas Cry1Aa, CryAc e Cry1Ca de Bacillus thuringiensis em Diatraea saccharalis (Fabr., 1794)

Processo: 11/17675-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Manoel Victor Franco Lemos
Beneficiário:Jaqueline Cristina Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Controle biológico

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das culturas de maior importância no Brasil, principalmente no que se refere à produção do etanol. Extensas áreas cultivadas de cana-de-açúcar podem ser prejudiciais, tornando-as alvo do ataque de inúmeros insetos-praga, sendo o principal deles, a broca-do-colmo, Diatraea saccharalis. D. saccharalis é um inseto holometabólico que causa prejuízos diretos e indiretos a cultura da cana-de-açúcar, cujo controle é feito em sua maioria com inseticidas químicos. No entanto, esses inseticidas apresentam elevada toxidade e alto efeito residual com consequências graves ao meio ambiente. Sendo assim, é importante a busca por alternativas de controle, como os bioinseticidas a base de microrganismos entomopatogênicos. Dentre os quais, a bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis merece destaque, por produzir proteínas Cry, com alta especificidade e pouco prejudiciais. Deste modo, o presente trabalho objetiva purificar as proteínas inseticidas Cry1Aa, Cry1Ac e Cry1Ca a partir de uma linhagem recombinante de Escherichia coli e analisar a interação das mesmas, por meio de bioensaio, perante uma população de D. saccharalis, com a finalidade de encontrar um método de controle mais eficiente e pouco nocivo.