Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos músculos e das cartilagens dos ossos tibiotársicos e metatársicos dos membros pélvicos de frangos de corte normais e com discondroplasia tibial.

Processo: 11/09835-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Silvana Martinez Baraldi Artoni
Beneficiário:Sonia Niara Sales Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discondroplasia | dyschondroplasia | Frango | Doença de frango de corte

Resumo

A incidência de problemas locomotores, notadamente a Discondroplasia Tibial em criações comerciais de frangos tem se elevado nas linhagens modernas. Esta doença está associada às mudanças na fisiologia do crescimento. As conseqüências dos problemas locomotores têm conseqüências primárias no bem estar da ave, no desempenho zootécnico, perdas econômicas no sistema produtivo. A caracterização anatômica dos principais dos músculos e das cartilagens dos ossos afetados por essa doença, ainda, é uma área que carece de estudos detalhados para melhor entendimento no mecanismo que desencadeia a Discondroplasia Tibial. Esta pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar anatomicamente o comprometimento muscular do membro pélvico e cartilaginoso dos ossos tibitársicos e metatársicos dos membros direito e esquerdo de frangos de corte normais e com discondroplasia tibial. 14 aves serão selecionadas para compor dois tratamentos. Os tratamentos consistirão de aves diagnosticadas com Discondroplasia Tibial e aves sem Discondroplasia Tibial, aves saudáveis. Após o sacrifício, as aves serão dissecadas para exposição dos músculos m.gastrocnêmio, m.tibial cranial, m.extensor digital longo, m.flexor digital longo, m.flexor perfurante do dedo II, m.flexor perfurante do dedo III, m.flexor perfurante do dedo IV, m.fibular curto e m. fibular longo. As variáveis de caracterização anatômica consistirão em medidas nos músculos como massa, comprimento e perímetro da porção carnosa e tendínea dos músculos do respectivo membro, utilizando um barbante e uma régua milimetrada. Nas cartilagens articular da epífise proximal e distal será avaliado o peso e a espessura da porção média da cartilagem. Os dados serão submetidos análise de variância e comparadas pelo teste de F utilizando-se Statistical Analysis System - SAS - versão 9.2.1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)