Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de cadeias quânticas de spin acopladas a graus de liberdade externos

Processo: 09/53826-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Guillermo Gerardo Cabrera Oyarzun
Beneficiário:Alexis Omar García Rodríguez
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cadeias quânticas de spin   Decoerência quântica

Resumo

Neste trabalho estudaremos a influência da decorrência na dinâmica de cadeias quânticas de spin. Este estudo permitirá ampliar o trabalho realizado com anterioridade em nosso grupo de pesquisa considerando cadeias quânticas de spin isoladas. As cadeias quânticas de spin são de interesse tecnológico devido às suas potencialidades como dispositivos magnéticos de armazenamento de dados, seu uso na spintrônica e também na computação quântica onde poderiam desempenhar um papel importante na conexão entre processadores quânticos. Porém, o efeito da decorrência é um fator limitante sempre presente cujo estudo é de interesse fundamental. O efeito da decorrência será descrito através de um conjunto ou banho de osciladores harmônicos em interação com a cadeia quântica de spin. Aplicaremos o método de integrais de trajetória de tempo fechado de Schwinger e Keldysh para estudar a dinâmica de não equilíbrio de cadeias quânticas de spin num estado inicial espacialmente não homogêneo. Utilizaremos também o método de Grupo de Renormalização de Matriz de Densidade (DMRG) para estudar numericamente o caso de cadeias quânticas de spin finitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA RODRIGUEZ, A. O.; CABRERA, G. G. Non-ergodic states induced by impurity levels in quantum spin chains. European Physical Journal-Special Topics, v. 227, n. 3-4, p. 301-311, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.