Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia polifásica de bactérias isoladas do processo de compostagem de resíduos do Zoológico de São Paulo

Processo: 11/06548-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Luiz Juliano Neto
Beneficiário:Patrícia Locosque Ramos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Farmacologia (INFAR). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de resíduos   Compostagem   Zoológicos   Mata Atlântica   Bactérias   Análise de sequência de DNA   Biblioteca gênica

Resumo

Existem ambientes pouco explorados no Brasil que podem ser descritos como fontes de biodiversidade com potencial à aplicação em processos biotecnológicos, onde neste contexto se insere a biomassa gerada na compostagem de dejetos de animais e resíduos vegetais produzidos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). Os micro-organismos apresentam uma grande diversidade genética com funções únicas e fundamentais na manutenção do ecossistema. Há uma grande expectativa de que à contribuição desses micro-organismos pode oferecer grande avanço nos processos biotecnológicos, sendo o Brasil detentor de aproximadamente 20% de toda a diversidade microbiana do mundo, possuindo um dos biomas mais ricos em biodiversidade - a Mata Atlântica brasileira - que vem sendo bastante estudada. A diversidade microbiana dessa área é vasta e estima-se que 99% das espécies existente ainda não estejam identificadas. A abordagem taxonômica em material proveniente de compostagem vem sendo desenvolvida em diversas localidades, mostrando que nos últimos anos a compostagem tem atraído atenção como uma alternativa ambientalmente sensível e viável no tratamento de lixo orgânico em todo o mundo. Neste contexto, a identificação taxonômica polifásica de bactérias torna-se fundamental, uma vez que a FPZSP reúne material biológico originário da biodiversidade do Brasil, sendo este circundado pela Mata Atlântica. Este estudo será baseado em técnicas de taxonomia polifásica como: Maldi-TOF, seqüenciamento de genes housekeeping e 16S rRNA, biblioteca de clones de 16S rRNA, testes fenotípicos e microbiológicos; Amplified Fragment Length Polymorphism (AFLP) e Hibridização DNA-DNA. Objetivando desta forma a criação da coleção de culturas da FPZSP e implementação de rotinas de metodologias para classificação taxonômica dos micro-organismos presentes no processo de compostagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, PATRICIA L.; KONDO, MARCIA Y.; SANTOS, SAARA M. B.; DE VASCONCELLOS, SUZAN P.; ROCHA, RAFAEL C. S.; DA CRUZ, JOAO B.; EUGENIO, PATRICIA F. M.; CABRAL, HAMILTON; JULIANO, MARIA A.; JULIANO, LUIZ; SETUBAL, JOAO C.; DA SILVA, ALINE M.; CAPPELINI, LUCIANA T. D. A Tropical Composting Operation Unit at SAo Paulo Zoo as a Source of Bacterial Proteolytic Enzymes. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 187, n. 1, p. 282-297, JAN 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.