Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de pressão arterial elevada em adolescentes: uma revisão sistemática

Processo: 11/17211-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Heraclito Barbosa de Carvalho
Beneficiário:Maria Beatriz Lacerda Coelho de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Pressão sanguínea

Resumo

Os objetivos deste projeto são: (i) revisar sistematicamente a literatura sobre prevalência de pressão arterial elevada (PAE) em adolescentes; (ii) analisar os possíveis fatores associados com a PAE; (iii) comparar as prevalências entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. As pesquisas serão realizadas em oito bases de dados (BioMed Central, CINAHL, Embase, Eric, MEDLINE/PubMed, PsycINFO, SciELO, Scopus, Web of Science) sendo considerada, como data mais recente para buscas dos artigos 30 de novembro de 2011. A estratégia de busca irá utilizar três grupos de descritores: 1) relacionados com o desfecho; 2) relacionados com a faixa etária; 3) relacionados com o delineamento do estudo, e a combinação entre esses grupos de descritores serão utilizados os operadores boleanos. Os critérios de inclusão serão: 1) artigos publicados em português, inglês e espanhol; 2) estudos originais; 3) amostra composta de adolescentes (10-18 anos de idade); 4) delineamento transversal; 5) estudos originais que apresentaram a prevalência de PAE para ambos os sexos; e 6) o diagnóstico de PAE deve ter seguido diretrizes internacionais. Artigos potencialmente relevantes serão selecionados por meio da seguinte sequência: (i); seleção dos títulos (ii), seleção dos resumos; e (iii) leitura do artigo na integra para determinar se preenchem os critérios de inclusão. O "check list" STROBE, adaptado para estudos transversais, será utilizado para avaliar os artigos. A prevalência do desfecho e seus respectivos intervalos de confiança de 95% serão extraídos e também analisados os fatores associados com a PAE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA DE MORAES, AUGUSTO CESAR; LACERDA, MARIA BEATRIZ; MORENO, LUIS A.; HORTA, BERNARDO L.; CARVALHO, HERACLITO BARBOSA. Prevalence of High Blood Pressure in 122,053 Adolescents: A Systematic Review and Meta-Regression. MEDICINE, v. 93, n. 27 DEC 2014. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.