Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismos dos genes IL6 e IL6R candidatos à predisposição à rotura prematura de membranas pré-termo e ao trabalho de parto pré-termo

Processo: 11/19183-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Márcia Guimarães da Silva
Beneficiário:Niele Dias Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético

Resumo

Introdução: O Trabalho de Parto Pré-Termo (TPP) e a Rotura Prematura de Membranas Pré-Termo (RPM-PT) acarretam severas complicações para o binômio materno-fetal. Entre os fatores de risco associados ao TPP e à RPM-PT, a predisposição genética vem ganhando importância. Contudo, a associação entre genes polimórficos e a patogênese do TPP e da RPM-PT permanece alusiva. A maior compreensão dos mecanismos genéticos subjacentes a estas complicações gestacionais poderá viabilizar a identificação de pacientes de maior risco, minimizando os efeitos deletérios da prematuridade. Objetivo: Determinar a associação entre polimorfismos dos genes IL6 e IL6R maternos e a ocorrência de TPP e a RPM-PT. Pacientes e Métodos: Serão incluídas no estudo 160 pacientes que tenham apresentado TPP e/ou RPM-PT entre os anos de 2003 e 2011, atendidas no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. O grupo controle será constituído por 160 pacientes com gestações resolvidas a termo. Serão coletados swabs bucais das pacientes para as análises dos polimorfismos gênicos utilizando-se TaqMan® SNP Genotyping Assays (Applied Biosystems) e a técnica de ARMS-PCR de acordo com método descrito por Dashash et al. (2005). Serão realizados testes estatísticos para comparar dados clínicos, étnicos e sócio-demográficos do grupo controle e do grupo estudo, bem como análises para determinar derivações do equilíbrio de Hardy-Weinberg e calcular possíveis desequilíbrios de ligação dos polimorfismos observados. O nível de significância adotado para os testes empregados será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE RAMOS, BRUNA RIBEIRO; MENDES, NIELE DIAS; TANIKAWA, ALINE AKI; TRINDADE AMADOR, MARCOS ANTONIO; CARNEIRO DOS SANTOS, NEY PEREIRA; BATISTA DOS SANTOS, SIDNEY EMANUEL; CASTELLI, ERICK C.; WITKIN, STEVEN S.; DA SILVA, MARCIA GUIMARAES. Ancestry informative markers and selected single nucleotide polymorphisms in immunoregulatory genes on preterm labor and preterm premature rupture of membranes: a case control study. BMC PREGNANCY AND CHILDBIRTH, v. 16, FEB 5 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.