Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das condições meteorológicas no fluxo de veículos em rodovias de pista simples

Processo: 11/18586-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Operações de Transportes
Pesquisador responsável:Jose Reynaldo Anselmo Setti
Beneficiário:Bruna Pizzol
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de tráfego   Qualidade de serviço   Tráfego rodoviário   Bibliografias   Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curva fluxo-velocidade | Qualidade de serviço | Tráfego rodoviário | Engenharia de Tráfego

Resumo

O objetivo do projeto de iniciação proposto é avaliar o efeito do tempo (bom ou chuvoso) e da luminosidade (dia ou noite) sobre as condições de fluxo veicular num trecho de rodovia de pista simples no estado de São Paulo. Diversos estudos realizados no exterior sugerem que há uma redução da capacidade e do nível de serviço sob condições inclementes de tempo e à noite. Este estudo pretende combinar dados de fluxo e velocidade, coletados por um sensor instalado na rodovia, com dados meteorológicos para verificar se existe alguma diferença visível nas curvas fluxo-velocidade em cada condição. O método proposto consiste das seguintes etapas: (1) revisão da bibliografia e análise do problema; (2) tratamento dos dados de tráfego; (3) tratamento dos dados do tempo; (4) seleção dos dados em função do tempo e da luminosidade; (5) combinação dos dados de tráfego e do tempo; (6) preparação de curvas fluxo-velocidade e análise dos dados e dos resultados; e (7) preparação dos relatórios intermediário e final e de um artigo para um congresso.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)