Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição da fauna, especialmente de crustáceos peracáridos, associada à Mycale angulosa (Porifera, Mycalidae) e sua relação com características morfológicas da esponja

Processo: 11/17635-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Mariana Fernandes de Britto Costa
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas aquáticos   Porifera

Resumo

Apesar da relevante importância atribuída às esponjas como micro-habitat marinho, uma vez que suas espículas proporcionam proteção a fauna endo e epibionte que se abriga nesse substrato, são poucos os estudos realizados no Brasil com a fauna associada a esse grupo. Pretende-se com esse trabalho determinar a composição faunística, com ênfase nos Peracarida, associada à esponja Mycale angulosa. As amostras das esponjas serão coletadas à cada 3 meses na praia Ponta da Cruz no canal de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo. Cada amostra será dissecada, e toda a fauna (epi e endobionte) será triada e identificada em níveis taxonômicos superiores. A fauna de Peracarida será identificada até o nível específico. Além de analisar a composição da fauna de Peracarida, seus indivíduos terão o comprimento corporal medido para analisar se há relação entre essa fauna e o tamanho do ósculo da esponja, e serão contadas as fêmeas ovadas desse grupo para analisar se a M. angulosa é um ambiente favorável para a reprodução dos Peracarida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA FERNANDES DE BRITTO COSTA; KARINE FERREIRA RIBEIRO MANSUR; FOSCA PEDINI PEREIRA LEITE. Temporal variation of the gammaridean fauna (Crustacea, Amphipoda) associated with the sponge Mycale angulosa (Porifera, Demospongiae) in southeastern Brazil. Nauplius, v. 23, n. 1, p. -, Jun. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.