Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do efeito da superexpressão e depleção de CATS (FAM64A) na proliferação de linhagem celular leucêmica

Processo: 11/18188-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Leticia Fröhlich Archangelo
Beneficiário:Isabella Barbutti Gonçalves
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia   Proliferação

Resumo

A proteína CATS (FAM64A) foi recentemente descrita como uma proteína que interage com CALM e com a proteína híbrida leucêmica CALM/AF10. A interação entre as proteínas CATS e CALM pode ser importante na leucemogênese causada por CALM/AF10. Sabe-se que CATS está relacionada com a proliferação celular e com o controle da transição metáfase-anáfase durante a divisão celular. Sua localização subcelular é no núcleo e nucléolos das células. Através da interação CATS-CALM ambas as proteínas CALM e CALM/AF10 se acumulam nestas estruturas. O fato de CATS interagir com a proteína CALM/AF10, influenciar sua localização subcelular e estar aumentada em células leucêmicas sugere a participação de CATS na leucemogênese. Este estudo tem como objetivo investigar a função de CATS na linhagem celular de leucemia monocítica U937, positiva para a proteína fusionada CALM/AF10. Para isso, utilizaremos o sistema lentiviral para produção de vírus de depleção e superexpressão de CATS. Esses vírus serão utilizados para transduzir a linhagem U937. Por qRT-PCR e Western blotting a depleção e superexpressão de CATS através do sistema lentiviral será confirmada. As células controle, depletadas e superexpressas com CATS serão submetidas a ensaios funcionais para a avaliação de proliferação e ciclo celular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBUTTI, ISABELLA; XAVIER-FERRUCIO, JULIANA M.; MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO; RICON, LAUREMILIA; TRAINA, FABIOLA; BOHLANDER, STEFAN K.; OLALLA SAAD, SARA TERESINHA; ARCHANGELO, LETICIA FROHLICH. CATS (FAM64A) abnormal expression reduces clonogenicity of hematopoietic cells. ONCOTARGET, v. 7, n. 42, p. 68385-68396, OCT 18 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.