Busca avançada
Ano de início
Entree

Que falta faz um marido? Análise do efeito da estrutura familiar na condição de saúde das crianças em domicílios pobres

Processo: 11/11253-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 21 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 20 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Natalia Nunes Ferreira Batista
Beneficiário:Natalia Nunes Ferreira Batista
Anfitrião: Libertad González
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Pompeu Fabra (UPF), Espanha  
Assunto(s):Demografia   Estrutura da família   Saúde da criança

Resumo

A expansão dos lares monoparentais femininos ocorre de maneira generalizada em vários países. Estudos sobre composição familiar apontam que as crianças em lares chefiados exclusivamente por mulheres, apresentam (em média) piores condições de educação e/ou saúde quando comparadas as demais. Em contrapartida, o avanço da literatura de barganha intrafamiliar passou a pautar a condução de políticas contra a pobreza, indicando que os programas de transferência de renda devem entregar o benefício na mão das mulheres. Ou seja, de um lado temos uma literatura que exalta a vantagem comparativa da mulher para cuidar da prole, mas de outro se afirma que ela sozinha não consegue oferecer aos seus filhos as condições necessárias para que eles tenham boa saúde e sucesso escolar. A principal questão da atual literatura que trata dos efeitos da estrutura familiar sobre o desenvolvimento das crianças é analisar se a associação negativa apontada acima se deve as características específicas deste tipo de composição familiar (mulheres sem cônjuge) ou se reflete uma correlação espúria de outros fatores não observados. Este projeto visa analisar o impacto da estrutura familiar sobre a condição de saúde das crianças pobres no caso brasileiro com tratamento para a questão de endogeneidade da decisão de união das mulheres. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AYLLON, SARA; FERREIRA-BATISTA, NATALIA N. `Mommy, I miss daddy'. The effect of family structure on children's health in Brazil. ECONOMICS & HUMAN BIOLOGY, v. 19, p. 75-89, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.