Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional e estrutural de enzimas lipolíticas de um consórcio microbiano degradador de óleo diesel

Processo: 11/09136-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Mariana Rangel Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/20490-0 - Caracterização do mecanismo de interação com substratos de lipases/esterases termoestáveis e desenho racional para desenvolvimento de proteínas com alto potencial biotecnológico, BE.EP.DR
Assunto(s):Biologia molecular   Caracterização estrutural   Lipase

Resumo

A utilização de micro-organismos para o processamento de materiais naturais é realizada há décadas e vem crescendo com as novas descobertas em termos de métodos de isolamento, caracterização e cultivo destes. Estudos de populações microbianas de diferentes habitats, utilizando sequências conservadas dos genes 16S rRNA e 18S rRNA mostra que a maior parte dos micro-organismos que compõem a biosfera ainda não foi estudada. Esta diversidade populacional e genética vem sendo objeto de estudo em diferentes aspectos, mas principalmente com o objetivo de identificar micro-organismos com potencial de biorremediação, farmacêutico e biotecnológico. Uma das estratégias mais empregadas que oferece uma combinação quase ilimitada para encontrar novos genes codificadores de produtos relevantes é a abordagem metagenômica, a partir da qual o DNA genômico de micro-organismos presentes em amostras do ambiente é isolado e clonado em vetores específicos para a construção de bibliotecas. Em função do enorme potencial biotecnológico, as enzimas lipolíticas vêm atraindo atenção no mercado global, como por exemplo: nas misturas enzimáticas para formulação de detergentes; na indústria de couro, podendo ser aplicada juntamente com outras hidrolases na remoção de pêlos e gorduras subcutâneas; na produção de cosméticos, fármacos, aromas, biodiesel, dentre outros. As lipases microbianas apresentam baixa toxidade, são facilmente biodegradáveis e trabalham em condições amenas, destacando-se pela quimio-seletividade, o que reduz os efeitos colaterais dos fármacos. Com o objetivo de se identificar enzimas com potencial biotecnológico, amostras de um consórcio bacteriano degradador de óleo diesel, provenientes de uma região bastante afetada por resíduos químicos, foram usadas como material para a bioprospecção, usando a abordagem metagenômica (projeto de mestrado da aluna, processo número 2009/06991-0). A partir da análise dos quadros de leitura, foram identificadas quatro enzimas com função de esterase/lipase que apresentam baixa similaridade com sequências de ortólogos depositadas nos principais bancos de sequências conhecidos. A caracterização preliminar destas enzimas revelou seu alto potencial biotecnológico e neste contexto, o presente projeto tem por objetivo produzir em larga escala, caracterizar bioquimicamente e cristalizar tais enzimas lipolíticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, MARIANA RANGEL; MAESTER, THAS CARVALHO; MERCALDI, GUSTAVO FERNANDO; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES; HYVONEN, MARKO; BALAN, ANDREA. From a metagenomic source to a high-resolution structure of a novel alkaline esterase. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 101, n. 12, p. 4935-4949, JUN 2017. Citações Web of Science: 8.
PEREIRA, MARIANA RANGEL; MERCALDI, GUSTAVO FERNANDO; MAESTER, THAIS CARVALHO; BALAN, ANDREA; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES. Est16, a New Esterase Isolated from a Metagenomic Library of a Microbial Consortium Specializing in Diesel Oil Degradation. PLoS One, v. 10, n. 7 JUL 27 2015. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.