Busca avançada
Ano de início
Entree

Hemicelulases e proteínas acessórias de fungos filamentosos e de actinomicetos para desconstrução de biomassa lignocelulósica

Processo: 11/10834-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Gabriel Padilla
Beneficiário:Diogo Robl
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas   Fungos   Actinobactéria   Biomassa   Materiais lignocelulósicos

Resumo

O uso de materiais lignocelulósicos, como resíduos agroindustriais e florestais, resíduos urbanos e outras biomassas de baixo custo podem reduzir significativamente o custo das matérias-primas para a produção de etanol. Entretanto, na natureza os materiais lignocelulósicos são degradadas por um consórcio de microorganismos que sintentizam várias enzimas hidrolíticas capazes de afrouxar e degradar esses materiais. Devido a isso, formulações de coquetéis enzimáticos para degradação de materiais lignocelulósicos vem sendo muito estudadas. No reino Fungi váriass espécies já foram carcaterizadas como produtoras de várias enzimas hidrolíticas como: pectinases, celulases, xilanases e ²-glucosidases. Além disso, bactérias filamentosas como os actinomicetos produzem enzimas hidrolíticas de interesse industrial, como celulases e hemicelulases de alta estabilidade. Desta forma, este projeto tem como objetivo obter um coquetel enzimático de hemicelulases e proteínas acessórias de fungos filamentosos e de actinomicetos, para a desconstrução de biomassa lignocelulósica. Será realizado um screening de glicohidrolases em um banco de fungos do Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular (LabMicro) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de uma coleção de bactérias endofíticas do ICB/USP. Posteriormente serão selecionadas as melhores linhagens e suas cinética de crescimento e produção enzimática serão determinadas. Os complexos enzimáticos serão analisados por proteômica e terão hidrólise otimizada. Desta forma, serão realizadas combinações dos complexos enzimáticos obtidos com coquetéis celulolíticos padrões visando viabilizar a sacarificação desse material para produção de etanol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIOGO ROBL; CARLA MONTANARI MERGEL; PATRICIA DOS SANTOS COSTA; JOSÉ GERALDO DA CRUZ PRADELLA; GABRIEL PADILLA. Endophytic Actinomycetes as Potential Producers of Hemicellulases and Related Enzymes for Plant Biomass Degradation. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 62, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROBL, Diogo. Hemicelulases e proteínas acessórias de fungos filamentosos e de actinomicetos para desconstrução de biomassa lignocelulósica.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.