Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de uso e ocupação da terra e conservação de mamíferos no estado de São Paulo/Brasil

Processo: 11/11091-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Marini Pereira de Souza
Beneficiário:Cíntia Camila Silva Angelieri
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/03514-2 - Planejamento de uso e ocupação da terra e conservação de mamíferos no estado de São Paulo, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Modelos ecológicos   Conservação da biodiversidade   Planejamento ambiental   Sistema de informação geográfica (SIG)

Resumo

A biodiversidade está ameaçada principalmente pela perda e fragmentação de habitats e é diretamente afetada pelas alterações no uso e ocupação da terra. Considerando a necessidade de amplas áreas para manutenção de mamíferos de grande porte e a dificuldade em manter tais áreas restritas à utilização humana, este estudo visa estabelecer estratégias de planejamento que integrem o uso e ocupação da terraa e a conservação das espécies Chrysocyon brachyurus (lobo-guará), Puma concolor (onça-parda) e Leopardus Pardalis (jaguatirica). Será realizado o levantamento e compatibilização em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) das informações (mapas) existentes nos órgãos ambientais relacionadas ao uso e ocupação da terra do Estado de São Paulo. Serão adquiridas e processadas imagens de satélite Landsat e CBERS e feitas visitas a campo para georreferenciamento e consulta ao Zoneamento Ambiental para elaboração de mapas de uso e ocupação da terra do município de Brotas. A ocorrência de grandes mamíferos será analisada e espacializada através do levantamento de dados biológicos (dados de presença ou ausência das espécies) e ambientais. Serão gerados modelos de distribuição das espécies e estabelecidas correlações do encontro com os padrões de uso e ocupação da terra nas duas escalas de estudo, sendo que posteriormente a adequação e aplicabilidade das diferentes escalas serão comparadas. Serão elaborados cenários de uso e ocupação da terra que integrem aspectos relacionados à conservação de grandes mamíferos. Os resultados indicarão áreas prioritárias para alocação de territórios especialmente protegidos, reservas legais e corredores ecológicos, estratégias de manejo para as áreas agrícolas e subsidiarão a elaboração de Zoneamentos Ambientais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA ANGELIERI, CINTIA CAMILA; ADAMS-HOSKING, CHRISTINE; MICCHI DE BARROS FERRAZ, KATIA MARIA PASCHOALETTO; DE SOUZA, MARCELO PEREIRA; MCALPINE, CLIVE ALEXANDER. Using Species Distribution Models to Predict Potential Landscape Restoration Effects on Puma Conservation. PLoS One, v. 11, n. 1 JAN 6 2016. Citações Web of Science: 32.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANGELIERI, Cíntia Camila Silva. A conservação de grandes mamíferos e o planejamento de uso e ocupação da terra no Estado de São Paulo/Brasil. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.