Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da amoxicilina no desenvolvimento do esmalte dentário em ratos

Processo: 11/17209-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Loiola Cordeiro
Beneficiário:Marina Gramasco
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Esmalte dentário   Dente molar   Amoxicilina   Técnicas histológicas   Imuno-histoquímica   Fluorescência   Microscopia eletrônica de varredura   Espectrofotometria atômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amoxicilina | Hipomineralização | incisivo | Molar | rato | Odontopediatria

Resumo

Diante da ausência de dados conclusivos a respeito dos fatores etiológicos da Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI), a proposta do presente estudo é avaliar o efeito da amoxicilina no desenvolvimento do esmalte dentário de ratos. Será realizada uma curva dose-resposta, para tanto, serão utilizados 5 grupos (Ga, Gb, Gc, Gd e Ge), com 5 ratas prenhas em cada, as quais receberão uma dose diária, via intragástrica, de amoxicilina partir do decimo quarto dia até o vigésimo segundo dia de prenhez. Em Ga: amoxicilina 25mg/kg, em Gb: amoxicilina 50mg/kg, em Gc: Amoxicilina 100mg/kg, em Gd: (Grupo Sham) soro fisiológico e em Ge, nenhuma intervenção será realizada (Grupo controle). As proles dos grupos serão sacrificados no decimo segundo dia e, parte no vigésimo segundo dia de vida. Proles sacrificadas no decimo segundo dia de vida terão seus fragmentos de mandíbula e maxila contendo os incisivos e os molares removidos e analisados por meio da análise histológica (H&E) e de marcadores de amelogenina por meio da reação imuno-histoquímica. Proles sacrificadas no 220 dia de vida terão as superfícies do esmalte dos molares e incisivos analisadas por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV), por indução de fluorescência usando o QLF (Quantitative light-induced fluorescence), lupa estereoscópica (magnificação 20X), e o conteúdo mineral será analisado pela espectrometria de força atômica. Os dados serão tabulados e analisado estatisticamente.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JULIANA FELTRIN; GRAMASCO, MARINA; JEREMIAS, FABIANO; SANTOS-PINTO, LOURDES; GIOVANINI, ALLAN FERNANDO; CERRI, PAULO SERGIO; LOIOLA CORDEIRO, RITA DE CASSIA. Amoxicillin diminishes the thickness of the enamel matrix that is deposited during the secretory stage in rats. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 26, n. 3, p. 199-210, . (11/13569-6, 11/17209-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.