Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo bioquímico e histológico comparativo do efeito das fototerapias LED, laser de baixa ou alta potência na mucosite oral e do laser na hipofunção das glândulas salivares em hamsters tratados com 5-fluorouracil

Processo: 11/20948-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Alyne Simões Gonçalves
Beneficiário:Erika de Paula da Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/14013-1 - Estudo bioquímico e histológico comparativo do efeito das fototerapias LED, laser de baixa ou alta potência na mucosite oral e do laser na hipofunção das glândulas salivares em hamsters tratados com 5-fluorouracil, AP.R
Assunto(s):Quimioterapia   Estomatite   Biologia oral   Fototerapia   Hamsters

Resumo

TÍTULO: Estudo bioquímico e histológico comparativo do efeito das fototerapias LED, laser de baixa ou alta potência na mucosite oral e do laser na hipofunção das glândulas salivares em hamsters tratados com 5-Fluorouracil RESUMO: Mucosite e xerostomia são conseqüências debilitantes do tratamento quimioterápico, que podem ser aliviadas com o uso de fototerapias. No entanto, o mecanismo através do qual estas terapias agem ainda não é totalmente elucidado. Com isto, este trabalho tem o objetivo de induzir, em hamsters, mucosite oral e hipofunção das glândulas salivares, através do uso do quimioterápico 5-Fluoracil (5-FU), e comparar, através de análises bioquímicas e histológicas, diferentes fototerapias no tratamento destas complicações. Os animais serão divididos em dois grupos, controle e experimental, os quais serão subdivididos. Dentro do grupo controle haverá o grupo C, o qual receberá anestesia e o CQ, o qual receberá anestesia/quimioterapia e indução da mucosite oral. Dentro do grupo experimental haverá o grupo L: com indução de mucosite oral e tratamento com LED, 630nm, 1,2J/cm2; LA: mucosite e tratamento com laser de alta potência, 808nm, 10J/cm2; LB: mucosite e tratamento com laser de baixa potência (LBP), 660nm, 6J/cm2 e o LG: sem mucosite que receberá LBP, 780nm, na região das glândulas salivares maiores, 5J/cm². A mucosite oral será induzida pela realização de ranhuras após o tratamento quimioterápico e será avaliada através de escala do grau de mucosite. Os animais serão sacrificados após 5 e 10 dias de experimento e a mucosa oral e as glândulas salivares parótidas e submandibulares removidas para análises bioquímicas e histológicas. DESCRIÇÃO DO PLANO: O aluno auxiliará no tratamento e cuidado com os animais, ou seja, realizará a injeção de 5-FU, cuidará da ração e água, limpará as gaiolas dos animais, auxiliará no dia das irradiações e das análises clínicas através da manipulação do animal, tomada fotográfica e lavagem dos instrumentais. Será uma ótima oportunidade para o aluno ter contato com a pesquisa científica para posteriormente solicitar uma bolsa de iniciação científica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, LUANA; NICOLAU, JOSE; ARANA-CHAVEZ, VICTOR E.; SIMOES, ALYNE. Effect of Laser Phototherapy on Enzymatic Activity of Salivary Glands of Hamsters Treated with 5-Fluorouracil. Photochemistry and Photobiology, v. 90, n. 3, p. 667-672, MAY 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.