Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação biomecânica de um protótipo de mouse ergonômico

Processo: 11/20011-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 03 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Veiga Quemelo
Beneficiário:Paulo Roberto Veiga Quemelo
Anfitrião: Edgar Ramos Vieira
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Local de pesquisa : Florida International University (FIU), Estados Unidos  
Assunto(s):Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho   Hardware   Biomecânica   Ergonomia

Resumo

O mouse é uma ferramenta frequentemente utilizada por usuários de computador e alguns estudos tem demonstrado a sua utilização com os distúrbios músculo esqueléticos (DMS). Para tanto, foi desenvolvido e patenteado um mouse ergonômico chamado "Mouse ergonômico baseado na biomecânica da escrita" para reduzir os riscos de DMS. O objetivo do estudo é avaliar o desempenho, conforto e biomecânica das articulações do pescoço, cabeça e membro superior durante a utilização do mouse ergonômico e comparar com o mouse convencional. Quinze sujeitos entre 18 e 35 anos passarão por um período de duas semanas de adaptação com o protótipo. O desempenho dos voluntários será avaliado utilizando o teste Fitts Law que inclui diferentes tarefas com o mouse. A atividade elétrica dos músculos será avaliada utilizando eletromiógrafo de superfície (sEMG) para os músculos: extensor ulnar do carpo, extensor dos dedos, pronador quadrado, pronador redondo, deltóide anterior, deltóide médio e trapézio superior. Para mensurar os ângulos de flexão, extensão, desvio ulnar e radial do punho, pronação e supinação do antebraço e flexão e extensão do cotovelo serão utilizados três eletrogoniometros. Também serão utilizadas nove câmeras (Qualysis System) para monitorar a postura e os movimentos da coluna cervical, cabeça e ombro em relação ao posto de trabalho; as analises serão realizadas com o softwear Visual 3D c-motion. Após as tarefas, os voluntários responderão a um questionário sobre o conforto, facilidade de uso e adaptabilidade com o novo mouse. Os resultados para os dois mouses serão comparados para todas as variáveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEMELO, PAULO R. V.; VIEIRA, EDGAR RAMOS. Biomechanics and performance when using a standard and a vertical computer mouse. ERGONOMICS, v. 56, n. 8, p. 1336-1344, AUG 1 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.