Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações metabólicas durante o processo ontogenético das larvas da garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus) (Teleostei: Serranidae)

Processo: 11/12301-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Paulo Henrique de Mello
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/03834-2 - Indução a desova, qualidade do ovo e larvicultura de meagre (Argyrosomus regius, Asso, 1801) (Teleostei: Perciformes), BE.EP.DR
Assunto(s):Fisiologia da conservação   Conservação   Larvas   Metabolismo   Peixes   Reprodução

Resumo

Nos últimos anos a sobreexplotação dos recursos marinhos é o principal problema dos sistemas marinhos por todo o mundo. No Brasil devido aos fortes tipos de pressão antrópica, espécies de ambientes costeiros oceânicos vêm apresentando reduções significativas de suas populações, chegando a, em alguns casos, ameaça de extinção. A garoupa verdadeira, Epinephelus marginatus é um peixe teleósteo, hermafrodita sequencial, protogínico, que encontra-se ameaçada de extinção pela IUCN (The World Conservation Union). Devido ao hermafroditismo protogínico, a obtenção de machos é um problema para a reprodução de E. marginatus em cativeiro, entretanto, nosso grupo de pesquisa viabilizou o processo de inversão sexual desta espécie utilizando inibidores de aromatase (IA). Uma vez que o processo de inversão sexual de E. marginatus foi estabelecido, o presente grupo de pesquisa visa investigar outras dificuldades na domesticação desta espécie, como a reprodução em cativeiro e o processo de larvicultura. Com isso, o principal objetivo do presente projeto é conhecer os aspectos básicos do metabolismo das larvas para viabilizar a larvicultura desta espécie, visando um futuro programa de repovoamento no sudeste brasileiro. Além disso, investigará as respostas fisiológicas frente a duas condições de cultivo (alimentação direta ou mesocosmos), sendo que as larvas terão seu metabolismo investigados ao longo dos 25 primeiros dias do desenvolvimento através de análises morfológicas e metabólicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELLO, P. H.; ARAUJO, B. C.; CAMPOS, M. F.; RODRIGUES-FILHO, J. A.; GARCIA, C. E. O.; MOREIRA, R. G. Embryonic and larval development and fatty-acid profile of Epinephelus marginatus spawned in captivity: tools applied to captive rearing. Journal of Fish Biology, v. 92, n. 4, p. 1126-1148, APR 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Paulo Henrique de. Investigações morfológicas e metabólicas ao longo da ontogenia das larvas da garoupa verdadeira Epinephelus marginatus (Teleostei: Serranidae). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.