Bolsa 11/13789-6 - Doença de Chagas, Inibidores enzimáticos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de Inibidores da Enzima Cruzaína Candidatos a Fármacos para o Tratamento da Doença de Chagas

Processo: 11/13789-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Adriano Defini Andricopulo
Beneficiário:Ivaní Pauli
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/26324-0 - Estudos farmacocinéticos e de metabolismo na descoberta e desenvolvimento de fármacos, BE.EP.DR
Assunto(s):Doença de Chagas   Inibidores enzimáticos   Planejamento de fármacos   Química médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Chagas | inibidores enzimáticos | Planejamento de Fármacos | Química Medicinal | Planejamento de Fármacos

Resumo

A doença de Chagas é uma tripanossomíase que afeta milhões de pessoas no mundo, principalmente na América Latina, sendo considerada uma das doenças tropicais negligenciadas (DTNs) de mais alta prioridade nos programas de pesquisa e desenvolvimento (Lead Discovery for Drugs for Infectious Tropical Diseases) da Organização Mundial de Saúde (WHO, World Health Organization). Os medicamentos disponíveis no mercado para o combate da doença são extremamente limitados e apresentam sérios problemas, como baixa eficácia e elevada toxicidade. Neste contexto, o desenvolvimento de novos fármacos é de extrema importância.A identificação de alvos moleculares do parasita causador da doença, Trypanosoma cruzi, proporciona oportunidades atrativas em química medicinal para o planejamento de candidatos a novos fármacos. Nesse projeto de doutorado foi selecionada a enzima cruzaína (EC 3.4.22.51), a principal cisteíno protease de T. cruzi, como alvo molecular validado para a doença de Chagas.Os objetivos fundamentais do projeto são a identificação e planejamento de inibidores da enzima cruzaína de T. cruzi, como candidatos para o desenvolvimento de fármacos contra a doença de Chagas. A estratégia do projeto envolve o uso de estratégias de planejamento baseado na estrutura do receptor (SBDD, Structure-Based Drug Design) e de planejamento baseado na estrutura do ligante (LBDD, Ligand-Based Drug Design), através da integração de métodos experimentais e computacionais avançados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULI, IVANI; FERREIRA, LEONARDO G.; DE SOUZA, MARIANA L.; OLIVA, GLAUCIUS; FERREIRA, RAFAELA S.; DESSOY, MARCO A.; SLAFER, BRIAN W.; DIAS, LUIZ C.; ANDRICOPULO, ADRIANO D.. Molecular modeling and structure-activity relationships for a series of benzimidazole derivatives as cruzain inhibitors. Future Medicinal Chemistry, v. 9, n. 7, p. 641-657, . (11/13789-6, 13/07600-3, 13/25658-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULI, Ivaní. Planejamento de inibidores da enzima cruzaína candidatos a fármacos para o tratamento da doença de Chagas. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.