Busca avançada
Ano de início
Entree

Elementos de regulação e microRNAs envolvidos na modulação dos níveis de hemoglobina fetal em portadores de beta-hemoglobinopatias

Processo: 11/15570-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Claudia Regina Bonini Domingos
Beneficiário:Gisele Cristine de Souza Carrocini
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):MicroRNAs   Hematologia

Resumo

Os valores de normalidade para a Hemoglobina Fetal (Hb F) em indivíduos adultos e sem alterações de hemoglobinas variam de 0% a 1%. Entretanto, polimorfismos em determinadas regiões do genoma são conhecidos por influenciar a concentração dessa hemoglobina. Achados da literatura apontaram a participação de micro-RNAs na eritropoese, e estudos recentes sugerem que esses elementos parecem estar relacionados ao processo de troca de expressão que ocorre entre a Hb F e a Hb A. Esse processo tem importância no desenvolvimento da fisiopatologia da anemia falciforme e talassemia beta homozigota. Indivíduos portadores dessas afecções genéticas apresentam fenótipo e níveis de Hb F variáveis. Estima-se que os elementos de regulação e os micro-RNAs envolvidos no controle da expressão dos genes da ³-globina estejam diferentemente expressos em indivíduos que apresentam alterações de hemoglobinas em relação ao grupo controle negativo, constituído por indivíduos com Hb AA, e positivo, composto por indivíduos heterozigotos para mutações de Persistência Hereditária de Hemoglobina Fetal. Os objetivos desse estudo consistem em rastrear elementos de regulação e micro-RNAs que influenciam a expressão dos genes ³G e ³A em indivíduos portadores de anemia falciforme, beta talassemia homozigota e em grupo controle negativo e positivo em relação aos níveis aumentados de Hb F. As amostras de sangue periférico serão submetidas aos testes clássicos de diagnóstico de hemoglobinopatias, análise cromatográfica por HPLC e análise molecular para confirmação das mutações. Inicialmente será realizado um projeto piloto com amostras de indivíduos portadores de beta-hemoglobinopatias e indivíduos do grupo controle. O grupo amostral será submetido a rastreamento de elementos de regulação e micro-RNAs selecionados previamente por meio de ferramenta de bioinformática. A expressão dos micro-RNAs será analisada por meio de qPCR e RT-PCR. Os resultados dos elementos expressos nesse teste piloto serão aplicados aos portadores das beta-hemoglobinopatias submetidos a tratamento específico, com finalidade de avaliar a resposta ao uso de fármacos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARROCINI, GISELE C. S.; VENANCIO, LARISSA P. R.; PESSOA, VIVIANI L. R.; LOBO, CLARISSE L. C.; BONINI-DOMINGOS, CLAUDIA R. Mutational Profile of Homozygous -Thalassemia in Rio de Janeiro, Brazil. HEMOGLOBIN, v. 41, n. 1, p. 12-15, 2017. Citações Web of Science: 1.
DE SOUZA CARROCINI, GISELE CRISTINE; RODRIGUES VENANCIO, LARISSA PAOLA; BONINI-DOMINGOS, CLAUDIA REGINA. Screening of Transcription Factors Involved in Fetal Hemoglobin Regulation Using Phylogenetic Footprinting. EVOLUTIONARY BIOINFORMATICS, v. 11, p. 239-244, 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARROCINI, Gisele Cristine de Souza. Elementos de regulação e microRNAs envolvidos na modulação dos níveis de hemoglobina fetal em indivíduos portadores de beta-hemoglobinopatias. 2015. 134 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.