Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a ficção e a reportagem: a escrita de Joel Silveira nos anos 1930 a 1940

Processo: 11/14576-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Maria Stella Martins Bresciani
Beneficiário:Cleverton Barros de Lima
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reportagem   Retórica   Ficção (gênero)   Era Vargas

Resumo

Nos anos 1930 e 1940, Joel Silveira (1918-2007) apropriou-se de ferramentas do campo ficcional na produção jornalística, principalmente, ao utilizar uma retórica satírica nas escritas que abordavam o universo político brasileiro. A partir desse interesse, analisarei as linguagens que o escritor trabalhou delineadas por um humor e um sarcasmo em escritos de diversos gêneros narrativos como o ensaio, a novela, a crônica, o conto, a reportagem. Na trilha dessas linguagens, esboço a metodologia utilizada na compreensão desses escritos, avaliando-os no debate político e na crítica, com o intuito de perceber as tramas às quais estavam associados. Assim, explorarei a relação entre a construção de uma memória histórica e suas representações sobre esse período, em linguagem que conectam os gêneros discursivos; especialmente, ao analisar as diversas representações instituídas por seus textos, que retrataram os principais temas e acontecimentos do país e do mundo ocidental numa perspectiva eminentemente política. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Cleverton Barros de. Entre a ficção e a reportagem : a escrita de Joel Silveira nos anos 1930 a 1940. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.