Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise imunocitoquímica da expressão proteica da quinase rock no câncer de mama em resposta ao tratamento com melatonina

Processo: 11/18986-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Vanessa Alves Fabri
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Melatonina   Metástase   Neoplasias mamárias

Resumo

Atualmente o câncer de mama representa a neoplasia que mais acomete mulheres no mundo, com alta taxa de mortalidade relacionada principalmente ao diagnóstico tardio da doença e a ocorrência de metástase. As células metastáticas possuem um esqueleto pouco estruturado e uma baixa ancoragem que permite a invasividade das células. A migração e ancoragem, que ocorrem através dos rearranjos da actina do citoesqueleto da célula, são processos regulados por sinalização externa e efetores intracelulares, entre eles a proteína-quinase associada à Rho (ROCK). Dessa forma, a expressão de ROCK está negativamente correlacionada à sobrevivência de pacientes com câncer de mama, sendo aumentada em estágios tumorais tardios e metástases. Alguns trabalhos demonstram que a melatonina, um hormônio secretado pela glândula pineal, apresenta efeitos oncostáticos e anti-metastáticos. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos do tratamento com melatonina na metástase mediada pelo ROCK no câncer de mama. A expressão protéica do ROCK será analisada através da técnica de imunocitoquimica. Os dados obtidos nesse estudo poderão contribuir com indícios para futuras aplicações terapêuticas da melatonina em pacientes oncológicos, reduzindo o crescimento tumoral e a formação de metástases.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORIN, THAIZ FERRAZ; ARBAB, ALI SYED; GELALETI, GABRIELA BOTTARO; FERREIRA, LIVIA CARVALHO; MOSCHETTA, MARINA GOBBE; JARDIM-PERASSI, BRUNA VICTORASSO; ISKANDER, A. S. M.; VARMA, NADIMPALLI RAVI S.; SHANKAR, ADARSH; COIMBRA, VERENA BENEDICK; FABRI, VANESSA ALVES; DE OLIVEIRA, JULIANA GARCIA; PIRES DE CAMPOS ZUCCARI, DEBORA APARECIDA. Melatonin decreases breast cancer metastasis by modulating Rho-associated kinase protein-1 expression. Journal of Pineal Research, v. 60, n. 1, p. 3-15, JAN 2016. Citações Web of Science: 51.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.