Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos canais de potássio voltagem-dependentes na indução e manutenção da hipernocicepção persistente e neuropática

Processo: 11/11931-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Sérgio Henrique Ferreira
Beneficiário:Jozi Godoy Figueiredo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Canais iônicos   Dor   Canais de potássio   Dor neuropática

Resumo

A dor é considerada um grande problema social devido à dificuldade do seu controleterapêutico. As dores crônicas de origem inflamatória são determinadas por injúriatecidual periférica e ativação persistente dos nociceptores, resultando em plasticidadefuncional do sistema nervoso, alterações na sensibilidade nociceptiva e na expressãode receptores, canais iônicos, neurotransmissores e enzimas. No intuito de estudarcomponentes fisiopatológicos da dor crônica de origem inflamatória, nosso grupodesenvolveu um protocolo experimental que consiste na administração diária deprostaglandina do tipo E2 (14 dias) na pata de ratos induzindo um estado dehipernocicepção persistente. Trabalhos reportados na literatura têm demonstrado queagentes mediadores hipernociceptivos podem influenciar a sensibilidade neuronal porcausar o fechamento de canais de K+ voltagem-dependentes em neurônios periféricosmostrando que esses canais também são importantes durante a hipernocicepção.Neste projeto propomos a avaliar os mecanismos de sinalização intracelular doscanais de potássio voltagem-dependentes que podem estar envolvidos na indução emanutenção da hipernocicepção persistente e também neuropática. Para tanto,avaliaremos alterações na expressão de canais iônicos de potássio voltagemdependentesno gânglio da raiz dorsal durante a indução e manutenção dahipernocicepção persistente e neuropática utilizando modelos já reportados naliteratura (dor persistente: modelos de administração prostaglandina e Adjuvantecompleto de Freund, dor neuropática através do modelo de ligadura do nervo). Destaforma serão utilizadas abordagens de biologia molecular e eletrofisiologia para avaliara expressão e o possível envolvimento destes canais na indução ou manutenção dahipernocicepção mecânica persistente e neuropática.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIREDO, JOZI; FERREIRA, ANA ELISA; SILVA, RANGEL LEAL; ULLOA, LUIS; GRIECO, PAOLO; CUNHA, THIAGO MATTAR; FERREIRA, SERGIO HENRIQUE; CUNHA, FERNANDO DE QUEIROZ; KANASHIRO, ALEXANDRE. NDP-MSH inhibits neutrophil migration through nicotinic and adrenergic receptors in experimental peritonitis. NAUNYN-SCHMIEDEBERGS ARCHIVES OF PHARMACOLOGY, v. 386, n. 4, p. 311-318, APR 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.