Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da Aplicação da Lipase de Burkholderia cepacia Imobilizada em Géis de Alginato em Reações de Esterificação para Obtenção de Ésteres Flavorizantes

Processo: 11/19394-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Ranulfo Monte Alegre
Beneficiário:Giovana da Silva Padilha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Burkholderia cepacia   Aroma   Esterificação   Biotecnologia   Lipase

Resumo

As lipases são enzimas de alto interesse comercial, isto se deve não somente pela quebra das ligações ésteres dos triacilgliceróis, mas também pela catálise na reação reversa em condições micro-aquosas na formação de ésteres a partir de um álcool e ácido carboxílico, o que favorece a sua versatilidade com diversas aplicabilidades na indústria. Ultimamente, a dieta e o estilo saudável vêm conquistado a população, pensando nisso produtos que não comprometam a saúde do consumidor vem sendo testados e desenvolvidos a fim atender as expectativas desse novo nicho. A obtenção de ésteres por via enzimática chega para suprir essas necessidades por serem naturais, haja vista que aromas obtidos por essa via pode muitas vezes apresentam aroma e odor característicos mais semelhantes ao natural quando comparados aos produzidos por vias convencionais. O objetivo deste trabalho é o de obter os ésteres de baixo peso molecular: acetato de isoamila, acetato de hexila e valerato de etila a partir da lipase de Bukholderia cepacia. Como os mecanismos de obtenção dos ésteres aromáticos usando a lipase de Burkholderia cepacia não são bem conhecidos, a síntese dos ésteres será estudada em sistemas que contenha água no meio reacional e na presença e ausência de solventes orgânicos. Nos sistemas com solventes orgânicos, a escolha do solvente será baseada no melhor resultado nos estudos da atividade e estabilidade da lipase na presença de diferentes solventes. A partir de estudos preliminares será possível estabelecer as condições ideais do planejamento fatorial de experimentos para a obtenção dos ésteres. Um planejamento fatorial 23 será feito para avaliar a quantidade de água no meio reacional, razão molar entre os substratos (álcool/ácido) e concentração da lipase em variável resposta específica do rendimento em éster. Após as condições reacionais estarem estabelecidas, será feito um estudo do reuso do biocatalisador nas reações de esterificação, a fim de medir quantos ciclos será possível usar a mesma lipase imobilizada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, WELLINGTON CORREA; PEREIRA ELIAS, ALFREDO LUIS; OSORIO, WISLEI RIUPER; PADILHA, GIOVANA SILVA. Alternative method to improve the ethyl valerate yield using an immobilised Burkholderia cepacia lipase. Journal of Microencapsulation, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
MOREIRA, WELLINGTON CORREA; PEREIRA ELIAS, ALFREDO LUIS; OSORIO, WISLEI RIUPER; PADILHA, GIOVANA SILVA. Alternative method to improve the ethyl valerate yield using an immobilised Burkholderia cepacia lipase. Journal of Microencapsulation, v. 36, n. 4, p. 327-337, MAY 19 2019. Citações Web of Science: 0.
PADILHA, GIOVANA S.; TAMBOURGI, ELIAS B.; ALEGRE, RANULFO M. Evaluation of lipase from Burkholderia cepacia immobilized in alginate beads and application in the synthesis of banana flavor (isoamyl acetate). Chemical Engineering Communications, v. 205, n. 1, p. 23-33, 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.