Busca avançada
Ano de início
Entree

Tomografia PCA e cinemática do núcleo da galáxia liner M81

Processo: 11/20224-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:João Evangelista Steiner
Beneficiário:Louise Maria Giansante Martins
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Galáxias   Populações estelares   Espectroscopia

Resumo

Núcleos ativos de galáxias estão associados a buracos negros em fase de acréscimo de massa. Podem ser classificados de diversas formas (QSO, Seyfert 1 e 2 , LINERs etc) dependendo de suas características observacionais. O estudo desses objetos pode revelar não só a geometria e os processos físicos a eles associados mas, também, seu papel na evolução da galáxia como um todo. O objetivo do trabalho é estudar o núcleo da galáxia espiral SA(s)ab M 81, localizada a 3.7 Mpc de distância, assim como a região central do bojo estelar. Serão re-analisados dados obtidos e disponíveis no banco de acesso público obtidos com espectroscopia de campo integral feita com o IFU/GMOS do telescópio Gemini. Pretendemos fazer a síntese espectral das estrelas e a fim de remover a contribuição estelar. Posteriormente será feito Tomografia PCA e diagramas de Greenstein para desenvolver um modelo de distribuição de massa da região central do bojo. Pretendemos obter um modelo de distribuição de massa da região central do bojo e colocar um limite superior para a massa do buraco negro a partir do estudo das linhas em emissão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICCI, T. V.; STEINER, J. E.; GIANSANTE, L. A hot bubble at the centre of M81. Astronomy & Astrophysics, v. 576, APR 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.