Busca avançada
Ano de início
Entree

Aggregatibacter actinomycetemcomitans: perfil de transcrição gênica de isolados clínicos e papel da resposta imune contra omp29 na indução da periodontite experimental em animais.

Processo: 11/18683-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marcia Pinto Alves Mayer
Beneficiário:Maike Paulino da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05911-9 - Aggregatibacter actinomycetemcomitans: análise da virulência e do transcriptoma de cepas de linhagens JP2-like e não- JP2 like sorotipo b na indução de peri-implantite experimental em animal, BE.EP.DR
Assunto(s):Microbiologia   Periodontite   Aggregatibacter actinomycetemcomitans

Resumo

Aggregatibacter actinomycetemcomitans, em particular do sorotipo b e em menor grau do sorotipo c, é um patógeno associado à etiologia da periodontite agressiva. Estudos prévios neste laboratório demonstraram que apenas 50% dos pacientes com periodontite agressiva com resposta de IgG contra LPS de A. actinomycetemcomitans apresentam altos títulos de anticorpos séricos contra a proteína de superfície omp29. Além disso, a transcrição do gene omp29 foi detectada apenas nas amostras de referência sorotipo b, mas não na amostra sorotipo a de A. actinomycetemcomitans. Assim, visando testar a hipótese de que a resposta exacerbada contra a omp29 teria participação no processo de destruição tecidual induzida por A. actinomycetemcomitans, serão determinados os níveis de transcrição relativa de omp29 e de expressão de omp29 por Western Blot em isolados clínicos dos sorotipos a, b e c de A. actinomycetemcomitans; e os efeitos da resposta imune contra omp29 em modelo de doença periodontal experimental em camundongos induzida por A. actinomycetemcomitans, pela avaliação da perda óssea alveolar, níveis de colonização por A. actinomycetemcomitans e indução de citocinas/mediadores de atividade osteoclástica e níveis de complexos imunes nos tecidos. Além disso, será determinado o transcriptoma de cepas da linhagem JP2-like, por micro array pan genomico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Maike Paulino da. OMP29 de Aggregatibacter actinomycetemcomitans: análise filogenética, interação com proteínas de matriz e resposta de células epiteliais.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.