Busca avançada
Ano de início
Entree

A inclusão de alunos com deficiência na sala de aula

Processo: 11/21720-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Stefania de Jesus Tibaldi Lalli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08775-6 - Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, AP.EP
Assunto(s):Políticas públicas   Práticas pedagógicas   Interação   Inclusão   Educação especial   Aprendizagem

Resumo

Considerando o desenvolvimento da criança como função de múltiplos fatores que envolvem a interação social e as condições físicas e orgânicas, este projeto destaca a importância dos aspectos interacionais para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Com isso, a escola pode ser considerada um ambiente favorável para essas interações e o professor o mediador desses processos de desenvolvimento e de aprendizagem. A partir destas premissas, este estudo se propõe a observar as necessidades que os alunos com necessidades especiais/deficiências apresentam em sala de aula e contribuir para a elaboração de estratégicas de ensino inclusivo. As observções se centrarão em aspectos tais como: as formas de participação e interação de professores e alunos com e sem deficiências e os modos de ensinar e aprender.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)