Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo das propriedades de estrelas o e be

Processo: 11/17930-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Alex Cavaliéri Carciofi
Beneficiário:Cyril Escolano
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interferometria   Estrelas massivas   Espectroscopia

Resumo

Este projeto objetiva trazer o Dr. Cyril Escolano para uma colaboração com o Prof. Alex C. Carciofi e o grupo de interferometria do IAG. Divide-se em duas linhas de pesquisa, baseadas na experiência do candidato em (i) modelagem da física complexa das estrelas massivas, e (ii) obter interpretações físicas a partir da comparação entre espectros teóricos e observados, em diferentes comprimentos de onda.O primeiro e mais ambicioso projeto representará o núcleo principal do trabalho do candidato. Consiste no cálculo de uma grande grade de modelos de estrelas Be. Destes modelos serão criadas observações sintéticas multitécnica (fotometria, espectroscopia, polarimetria e interferometria) que permitirão confrontarem-se os modelos com as observações. A grade será uma ferramenta acurada de análise de observações já existentes e futuras. Além disso, este catálogo de observáveis simulados será disponibilizado para a comunidade usando as ferramentas do Observatório Virtual.A segunda parte do projeto será dedicada ao estudo de estrelas O, em particular a estrutura de seus ventos e os valores de suas taxas de perda de massa. Neste projeto tiraremos vantagem da complementaridade de dois códigos: CMFGEN (no qual o canditado tem extenso conhecimento), que computa modelos unidimensionais com uma composição química muito realista, e HDUST (desenvolvido pelo supervisor), no momento menos completo em termos de composição química, mas que é capaz de computar o transporte radiativo em configurações tridimensionais e oferece, portanto, um tratamento mais realista da geometria do vento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESCOLANO, C.; CARCIOFI, A. C.; OKAZAKI, A. T.; RIVINIUS, T.; BAADE, D.; STEFL, S. 2.5D global-disk oscillation models of the Be shell star zeta Tauri I. Spectroscopic and polarimetric analysis. Astronomy & Astrophysics, v. 576, APR 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.