Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação a Distância: Potencialidades Didático-pedagógicas para a Formação de Professores que Ensinam Matemática

Processo: 11/08669-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
Beneficiário:Juliana França Viol Paulin
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação a distância   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | educação matemática | formação de professores | Meta-pesquisa | Ensino e Aprendizagem de Matemática

Resumo

O presente projeto de pesquisa possui como objetivo investigar, evidenciar e compreender as potencialidades didático-pedagógicas da Educação a Distância (EaD) para a constituição de ambientes que favoreçam o processo de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Para tanto, realizaremos uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da meta-pesquisa, em que desenvolveremos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo, analisando Teses e Dissertações que têm por objeto de investigação aspectos relacionados à Formação de Professores que ensinam Matemática e a EaD, produzidas e defendidas no período de 2002 a 2010, nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Rio Claro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Carlos, e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Bauru. Além disso, para a realização dessa meta-pesquisa, tomaremos como base, também, Depoimentos, Narrativas e/ou Entrevistas de professores e/ou pesquisadores envolvidos na elaboração, coordenação, realização e avaliação de cursos de Formação de Professores a distância. Os dados advindos da análise das Teses e Dissertações selecionadas serão triangulados aos dados constituídos por meio dos Depoimentos, Narrativas e/ou Entrevistas com os professores e ao referencial teórico relativo a EaD e Formação de Professores que fundamenta a investigação. Por meio da triangulação dos dados, buscaremos refletir acerca das potencialidades didático-pedagógicas da EaD para constituição de ambientes de Formação de Professores que Ensinam Matemática, em uma abordagem de Formação Inicial e Continuada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULIN, Juliana França Viol. Educação a distância online: potencialidades para a formação de professores que ensinam matemática. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.