Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das acelerações transitórias da freqüência cardíaca fetal analisada pela cardiotocografia computadorizada no terceiro trimestre da gestação

Processo: 11/20140-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Beneficiário:Ana Luisa Fernandes Lauletta
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Feto   Gravidez   Frequência cardíaca fetal   Obstetrícia   Cardiotocografia

Resumo

Os controles simpático e parassimpático da circulação são maturados em épocas diferentes durante o desenvolvimento fetal. O conhecimento desse processo é útil para entender patologias que podem acometer o feto durante seu desenvolvimento. Para melhor compreender esse processo, a cardiotocografia computadorizada pode ser método útil para analisar os padrões fisiológicos da freqüência cardíaca fetal (FCF). Objetivos: Estudar os padrões das acelerações transitórias da FCF no 3º trimestre da gestação, comparando as diferenças entre os grupos com 28 a 32 semanas e 33 a 40 semanas de gestação. Métodos: Estudo prospectivo e comparativo, na qual serão comparados os resultados do exame de cardiotocografia computadorizada de 46 gestantes de baixo risco com idade gestacional entre 28 e 40 semanas acompanhadas no Pré-Natal. Serão incluídas gestantes com: feto único e vivo, idade materna entre 18 e 35 anos, idade gestacional entre 28 e 40 semanas, ausência de morbidades maternas, crescimento fetal adequado pela ultrassonografia, compreensão do método da pesquisa e concordância em participar do estudo. Será realizada a cardiotocografia computadorizada por 30 minutos para análise das variáveis da FCF. As pacientes incluídas no estudo serão agrupadas de acordo com a idade gestacional em dois grupos: 28 a 32‡ e 33 a 40 semanas de gestação e pretende-se comparar os diferentes parâmetros da FCF nesses grupos, ressaltando as informações referentes à frequência das acelerações transitórias observadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES LAULETTA, ANA LUISA; YAMAMOTO NOMURA, ROSELI MIEKO; MIYADAHIRA, SEIZO; VIEIRA FRANCISCO, ROSSANA PULCINELI; ZUGAIB, MARCELO. Transient accelerations of fetal heart rate analyzed by computerized cardiotocography in the third trimester of pregnancy. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 60, n. 3, p. 270-275, MAY-JUN 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.