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Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR): estudos psicométricos multicêntricos e elaboração de manual para aplicação e interpretação

Processo: 11/18504-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Lucas Cordeiro Freitas
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento

Resumo

Estudos têm apontado associações positivas entre um repertório elaborado de habilidades sociais e diversos indicadores de funcionamento adaptativo na infância, tais como: relações satisfatórias com pares e adultos, bom desempenho acadêmico, status social positivo no grupo e menor freqüência de problemas de comportamento. Nesse sentido, avaliar o repertório social infantil por meio de instrumentos validados torna-se importante enquanto medida de prevenção e intervenção relacionadas a déficits em habilidades sociais. O presente projeto se insere no conjunto mais amplo de estudos de validação e normatização para o Brasil das escalas americanas do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), que avaliam habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica, por meio de formulários específicos para crianças, pais e professores. Até o presente momento, foram realizados os estudos de validade e fidedignidade com uma amostra (N=416) de desenvolvimento típico em escolas regulares (Bandeira, Del Prette, Del Prette & Magalhães, 2009) e com uma amostra (N=84) de crianças com deficiência intelectual em escola especial (Freitas & Del Prette, 2010a, 2010b). A presente proposta pretende, a partir de um banco de dados com uma amostra multicêntrica ampliada de 1115 participantes, provenientes de quatro estados brasileiros (SP, MG, PR e RJ), desenvolver quatro eixos de investigações: (a) realizar novos estudos psicométricos de validade de construto das escalas, por meio de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias; (b) verificar a influência de variáveis sociodemográficas nos resultados obtidos pela amostra multicêntrica total; (c) estabelecer novos padrões normativos de interpretação das escalas e (d) elaborar o manual técnico de aplicação, apuração e interpretação do SSRS-BR.

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