Bolsa 11/18504-0 - Habilidades sociais, Distúrbios do comportamento - BV FAPESP
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Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR): estudos psicométricos multicêntricos e elaboração de manual para aplicação e interpretação

Processo: 11/18504-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Lucas Cordeiro Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competência acadêmica | habilidades sociais | normatização | Problemas de comportamento | validação de escalas | Avaliação de Habilidades Sociais

Resumo

Estudos têm apontado associações positivas entre um repertório elaborado de habilidades sociais e diversos indicadores de funcionamento adaptativo na infância, tais como: relações satisfatórias com pares e adultos, bom desempenho acadêmico, status social positivo no grupo e menor freqüência de problemas de comportamento. Nesse sentido, avaliar o repertório social infantil por meio de instrumentos validados torna-se importante enquanto medida de prevenção e intervenção relacionadas a déficits em habilidades sociais. O presente projeto se insere no conjunto mais amplo de estudos de validação e normatização para o Brasil das escalas americanas do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), que avaliam habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica, por meio de formulários específicos para crianças, pais e professores. Até o presente momento, foram realizados os estudos de validade e fidedignidade com uma amostra (N=416) de desenvolvimento típico em escolas regulares (Bandeira, Del Prette, Del Prette & Magalhães, 2009) e com uma amostra (N=84) de crianças com deficiência intelectual em escola especial (Freitas & Del Prette, 2010a, 2010b). A presente proposta pretende, a partir de um banco de dados com uma amostra multicêntrica ampliada de 1115 participantes, provenientes de quatro estados brasileiros (SP, MG, PR e RJ), desenvolver quatro eixos de investigações: (a) realizar novos estudos psicométricos de validade de construto das escalas, por meio de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias; (b) verificar a influência de variáveis sociodemográficas nos resultados obtidos pela amostra multicêntrica total; (c) estabelecer novos padrões normativos de interpretação das escalas e (d) elaborar o manual técnico de aplicação, apuração e interpretação do SSRS-BR. (AU)

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