Busca avançada
Ano de início
Entree

Células tronco mesenquimais e plasma rico em plaquetas associados com microfraturas no tratamento de lesões condrais articulares em equinos

Processo: 11/19705-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Ana Liz Garcia Alves
Beneficiário:Ana Lucia Miluzzi Yamada
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Plasma rico em plaquetas   Tratamento   Células-tronco   Osteoartrite   Artroscopia   Equinos

Resumo

A osteoartrite constitui uma das causas mais prevalentes de claudicação em equinos, e está associada com baixo desempenho, incapacitação física e retirada precoce do animal das atividades esportivas. A cartilagem articular é o principal alvo das alterações degenerativas da osteoartrite. Estudos recentes buscam superar os desafios do processo de reparação da cartilagem articular. A bioengenharia, empregada como um adjuvante em tratamentos convencionais, tem contribuído de forma significativa, não apenas para a redução da destruição articular e da dor, mas também como uma alternativa terapêutica de regeneração. As Células Tronco Mesenquimais (CTM) receberam uma grande importância no tratamento da osteoartrite por apresentarem um notável potencial terapêutico e uma grande capacidade imunomoduladora. Igualmente, a utilização do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) em animais com lesões condrais tem resultado em diminuição significativa da dor, além de aumentar a taxa de proliferação de condrócitos e a produção de matriz extracelular. O emprego da técnica de microfraturas, como uma terapia consagrada que tem apresentado resultados favoráveis, com a aplicação conjunta de CTM e PRP, que já é sabidamente vantajosa, deve continuar sendo pesquisada a fim de incrementar o processo de reparação condral. Portanto, o objetivo deste estudo será comparar o efeito do tratamento das microfraturas aplicadas isoladamente com as microfraturas associadas às CTM e ao PRP, em defeitos condrais experimentalmente induzidos por artroscopia, na tróclea medial do fêmur da articulação femoropatelar de equinos, visando à melhor abordagem para a redução da formação de fibrocartilagem e para a recuperação plena da articulação comprometida pela osteoartrite.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA LÚCIA M. YAMADA; MARINA L. ALVARENGA; JAQUELINE S. BRANDÃO; MARCOS J. WATANABE; CELSO A. RODRIGUES; CARLOS A. HUSSNI; ANA L.G. ALVES. Arcabouço de PRP-gel associado a células tronco mesenquimais: uso em lesões condrais em modelo experimental equino. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 6, p. 461-467, Jun. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMADA, Ana Lucia Miluzzi. Células-tronco mesenquimais em gel de plasma rico em plaquetas associados com microfraturas no tratamento de lesões condrais articulares em equinos. 2015. 134 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.