Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto da microfísica de nuvens na eletrificação de tempestades

Processo: 11/18217-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Luiz Augusto Toledo Machado
Beneficiário:Enrique Vieira Mattos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/04292-6 - Características microfísicas das tempestades isoladas antes e durante a produção do primeiro relâmpago nuvem-solo, BE.EP.DR
Assunto(s):Microfísica de nuvens   Descarga atmosférica   Relâmpago   Sensoriamento remoto

Resumo

Os relâmpagos são fenômenos elétricos atmosféricos que possuem importantes consequências para a sociedade. No Brasil, por exemplo, devido a sua extensa área territorial, estima-se que a queda anualmente de 50 milhões de relâmpagos causam dezenas de mortes e prejuízos da ordem de 1 bilhão de reais a sociedade. Os diversos estudos sobre relâmpagos têm em comum evidenciado que os hidrometeoros no interior das nuvens são aspectos fundamentais para sua formação e ocorrência. Assim compreender como as nuvens tornam-se eletrificadas e entender o papel da microfísica nos processos dos relâmpagos pode promover ferramentas mais precisas de previsão de relâmpagos, tão quanto auxiliar na mitigação de seus efeitos sobre a sociedade. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto é determinar o impacto da microfísica na eletrificação das tempestades e características dos relâmpagos. Para tanto, serão empregados dados de radar polarimétrico, medições em duas e três dimensões de descargas elétricas e registro de relâmpagos por câmera rápida para tempestades identificadas entre novembro e dezembro de 2011 sobre a região que compreende as cidades de São José dos Campos e São Paulo. A metodologia será abordada em três etapas: (I) avaliação de como os diferentes tipos de hidrometeoros modulam a estrutura elétrica e características dos relâmpagos na nuvem ao longo do ciclo de vida das tempestades, (II) estabelecimento das regiões mais favoráveis a formação e propagação das descargas elétricas no interior das nuvens e a (III) determinação do impacto das propriedades físicas dos centros de cargas nos processos da física dos relâmpagos que ocorrem da nuvem para o solo. Este projeto estará inserido no escopo do projeto temático CHUVA, dentro do subprojeto denominado Eletrification Process: Moving from Clouds to Thunderstorm. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Modelo do INPE permite prever a ocorrência de raios durante as tempestades 
Brazilian model forecasts the occurrence of lightning during storms 
Un modelo brasileño permite prever el surgimiento de rayos durante las tormentas 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATTOS, ENRIQUE V.; MACHADO, LUIZ A. T.; WILLIAMS, EARLE R.; GOODMAN, STEVEN J.; BLAKESLEE, RICHARD J.; BAILEY, JEFFREY C. Electrification life cycle of incipient thunderstorms. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-ATMOSPHERES, v. 122, n. 8, p. 4670-4697, APR 27 2017. Citações Web of Science: 4.
MATTOS, ENRIQUE V.; MACHADO, LUIZ A. T.; WILLIAMS, EARLE R.; ALBRECHT, RACHEL I. Polarimetric radar characteristics of storms with and without lightning activity. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-ATMOSPHERES, v. 121, n. 23, p. 14201-14220, DEC 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.