Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomassa bacteriana na criação de tilápias

Processo: 11/01103-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 10 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Pesquisador responsável:Elisa Helena Giglio Ponsano
Beneficiário:Edson Francisco Do Espírito Santo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Pescado   Rubrivivax gelatinosus   Tilápia   Oreochromis niloticus   Biomassa

Resumo

A aquicultura moderna passa, atualmente, por avanços científicos e tecnológicos que têm resultado em grande incremento na produção de pescado. A tilápia (Oreochromis niloticus) é a espécie de peixe mais cultivada no Brasil, com mercado em expansão. Durante seu processo produtivo podem ser utilizados aditivos, entre eles de origem bacteriana, tanto para promover melhor desempenho zootécnico como para aumento da pigmentação dos produtos. Rubrivivax gelatinosus é uma bactéria fotoheterotrófica natural de ambientes aquáticos e de efluentes, onde cresce contribuindo para a diminuição da carga orgânica e produzindo biomassa. Efluentes de indústrias de produtos de origem animal foram utilizados para o cultivo bacteriano e a biomassa produzida apresentou elevados teores de oxicarotenóides e proteínas, sugerindo a aplicação do produto na alimentação de animais. Este projeto de pesquisa tem como objetivo utilizar diferentes concentrações de biomassa de R. gelatinosus na criação de tilápias e verificar seus efeitos sobre desempenho zootécnico, estrutura hepática e comportamento hematológico dos animais e sobre as características de qualidade dos filés obtidos.Dessa forma, pretende-se gerar dados que permitam a aplicação eficiente e segura do produto na criação de animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
E.F.E. SANTO; T.L.M. GRASSI; M.T.S. MARCOS; D.L. OLIVEIRA; J.F. CAVAZZAN; P.C. CIARLINI; L.G. NARCISO; A.A. TORRES; G.S. GONÇALVES; E.G. ABIMORAD; E.H.G. PONSANO. Desempenho, sanidade animal e qualidade de filés de tilápias alimentadas com ração suplementada com biomassa bacteriana. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 68, n. 2, p. -, Abr. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTO, Edson Francisco Do Espírito. Rubrivivax gelatinosus na alimentação de tilápias para incrementar a qualidade dos filés. 2014. 123 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.