Busca avançada
Ano de início
Entree

Mediação do medo condicionado por mecanismos glutamatérgicos e glicocorticóides no córtex pré-frontal medial

Processo: 11/18001-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Fernando Midea Cuccovia Vasconcelos Reis
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Corticosterona   Glutamatos

Resumo

Recentemente tem sido dado destaque ao papel do córtex pré-frontal medial (CPFm) nos processos relacionados ao condicionamento aversivo. O CPFm é composto por sub-regiões que apresentam papéis específicos em relação ao comportamento emocional e ao controle do sistema nervoso autônomo. A ativação de receptores mineralocorticóides (MR) e glicocorticóides (GR) no CPFm parece estar envolvida em situações de estresse agudo e no condicionamento Pavloviano. Nesse sentido, o objetivo desse projeto será investigar, por meio de uma abordagem comportamental, farmacológica e imunoistoquímica o papel das diferentes sub-áreas que compõem o CPFm, os córtices pré-límbico (PrL), infra-límbico (IL) e cingulado anterior, área 1 e 2 (Cg1 e Cg2), na expressão das respostas de medo condicionado contextual. Em um primeiro experimento, antes da reexposição de ratos a um contexto previamente pareado a choques nas patas, esses serão tratados com o inibidor da síntese de corticosterona, metirapona, para a posterior avaliação da resposta de congelamento e expressão da proteína Fos em neurônios do CPFm. Posteriormente, serão avaliados os papéis dos receptores MR e GR no CPFm na expressão do medo condicionado por meio da infusão local de agonistas e antagonistas desses receptores. Em um terceiro experimento, será investigado o papel do sistema glutamatérgico nos efeitos comportamentais induzidos pela corticosterona no CPFm por meio da injeção local combinada de um antagonista de receptor NMDA e corticosterona sobre a resposta de congelamento. Os resultados decorrentes desse estudo permitirão uma melhor compreensão dos mecanismos corticais envolvidos na expressão do comportamento defensivo decorrente de condicionamento Pavloviano.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Fernando Midea Cuccovia Vasconcelos. Mediação do medo condicionado contextual por glicocorticóides e mecanismos glutamatérgicos no córtex pré-frontal medial. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.