Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de fatores de risco de cárie relacionados à capital social e religiosidade e alterações no impacto da doença na qualidade de vida de crianças

Processo: 11/17068-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 15 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Fausto Medeiros Mendes
Beneficiário:Renata Saraiva Guedes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Pré-escolar   Cariologia   Qualidade de vida   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | crianças pré-escolares | Fatores de Risco | Qualidade De Vida | Cariologia

Resumo

O objetivo desse estudo de coorte realizado em crianças pré-escolares será, primeiramente, (1) avaliar fatores de risco biológicos e socioeconômicos para incidência de cárie em crianças. Com relação aos aspectos biológicos, a questão da atividade de cárie no início da avaliação será considerada, diferente de estudos tradicionais que levam em conta apenas a experiência de cárie (sem considerar a atividade das lesões). Com relação aos aspectos socioeconômicos, conceitos ligados a capital social e religiosidade também serão avaliados, pois esses fatores só mostraram associação com cárie dentária em estudos transversais. Outro objetivo (2) será avaliar se o impacto da cárie dentária na qualidade de vida de crianças se altera na mesma intensidade do incremento de novas lesões ao longo do tempo. Um exame inicial foi realizado por 15 examinadores durante o Dia Nacional de Vacinação, em junho de 2010. 639 crianças de 1 a 5 anos de idade foram examinadas utilizando o ICDAS para detecção das lesões de cárie e um critério adicional para avaliação da atividade dessas lesões. Outras variáveis relacionadas a cada criança e à vizinhança de cada indivíduo foram coletadas, bem como dados relacionados ao capital social e a religiosidade da família. Um questionário para avaliar o impacto das condições bucais na qualidade de vida das crianças (ECOHIS) também foi aplicado. As mesmas crianças serão reexaminadas nos períodos entre abril e agosto de 2012 para avaliação das condições relacionadas à cárie dentária. O questionário de impacto na qualidade de vida será reaplicado, e análises estatísticas apropriadas serão feitas para avaliar os objetivos propostos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES, RENATA S.; PIOVESAN, CHAIANA; ARDENGHI, THIAGO M.; EMMANUELLI, BRUNO; BRAGA, MARIANA M.; MENDES, FAUSTO M.. Presence of Initial Caries Lesions as a Risk Factor for Caries in Preschool Children: A Cohort Study. Caries Research, v. 52, n. 1-2, p. 32-41, . (11/17068-1)
GUEDES, RENATA S.; PIOVESAN, CHAIANA; FLORIANO, ISABELA; EMMANUELLI, BRUNO; BRAGA, MARIANA M.; EKSTRAND, KIM R.; ARDENGHI, THIAGO M.; MENDES, FAUSTO M.. Risk of initial and moderate caries lesions in primary teeth to progress to dentine cavitation: a 2-year cohort study. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 26, n. 2, p. 116-124, . (11/17068-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUEDES, Renata Saraiva. Qual a importância da detecção de lesões iniciais de cárie em crianças pré-escolares? Evidências de um estudo de coorte com 2 anos de acompanhamento. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.