Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da temperatura nas propriedades fotocatalíticas de filmes nanoestruturados de Fe2O3

Processo: 11/19390-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Flavio Leandro de Souza
Beneficiário:Lucas Costa de Castro Ferraz
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Hematita   Filmes finos   Nanociência

Resumo

O uso de óxidos de ferro como fotoânodos em células fotoeletroquímicas (PEC`s) para geração de hidrogênio tem sido intensivamente estudado nos últimos anos. Neste sentido, um número significativo de grupos de pesquisa tem buscado novas metodologias de síntese para obtenção de nanoestruturas com diferentes morfologias no intuito de melhorar a eficiência de dispositivos fotoeletroquímicos. Neste trabalho de iniciação científica nanoestruturas de óxido de ferro 1D verticalmente orientadas sobre substratos condutores transparentes serão sintetizadas via processo hidrotermal convencional, método originalmente conhecido como Purpose Built Material (PBM) e recentemente modificado pelo nosso grupo com grande sucesso. O foco principal desse projeto será estudar a influência do tempo e da temperatura de tratamento térmico a qual os filmes nanoestruturados são submetidos depois de preparados para que a fase de interesse seja alcançada. Estes parâmetros serão variados para avaliação das propriedades estruturais, de interface e na aplicação desses filmes em PECs. Recentemente, em estudos sobre esse sistema no grupo foi descoberto que a temperatura de tratamento térmico de 390° C por 1h não é suficiente para obtermos a fase hematita do óxido de ferro pura. É bem conhecido na literatura que a fase hematita (±-Fe2O3) possui propriedades catalíticas, desta forma será de grande importância nesse projeto aperfeiçoar os parâmetros da metodologia para o desenvolvimento de células fotoeletroquímicas mais eficientes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ, LUCAS C. C.; CARVALHO, JR., WALDEMIR M.; CRIADO, DENISE; SOUZA, FLAVIO L. Vertically Oriented Iron Oxide Films Produced by Hydrothermal Process: Effect of Thermal Treatment on the Physical Chemical Properties. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 4, n. 10, p. 5515-5523, OCT 2012. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.