Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito Gastroprotetor, Avaliação de Mecanismos de Ação Antiulcerogênica e Cicatrizante do Extrato e Partições de folhas e frutos de Solanum paniculatum.

Processo: 11/15801-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Clélia Akiko Hiruma Lima
Beneficiário:Tamires de Souza Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/52237-9 - Fitoterápicos padronizados como alvo para o tratamento de doenças crônicas, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Doença crônica

Resumo

O trabalho visa investigar o efeito gastroprotetor, a atividade antiulcerôgenica e o efeito cicatrizante do extrato e partições de folhas e frutos de Solanum paniculatum L. através de ensaios biológicos. Esta espécie é citada na literatura popular por suas propriedades medicinais, como tônico, antitérmico e no tratamento de disfunções gástricas. Encontra-se descrito em pesquisas anteriores que a espécie em estudo é rica em classes de compostos químicos com atividades biológicas envolvidas na atividade gastroprotetora e de lesões ulcerativas, como alcaloides e saponinas esteroidais, sendo alvos de vários estudos. Na busca por biomoléculas para o tratamento de doenças gastrointestinais, nota-se o crescente interesse por componentes de origem natural, que comumente possuem efeitos colaterais reduzidos quando comparados à medicamentos alopáticos. Com isso, faz-se necessário investigar produtos naturais com propriedades potencialmente farmacológicas. O experimento será conduzido no Departamento de Fisiologia da UNESP de Botucatu e as análises fitoquímicas serão feitas na UNESP de Araraquara. Para os testes, serão utilizados extrato hidroalcoólico e suas partições de S. particulatum. Com o objetivo de avaliar a atividade gastroprotetora, realizar-se-á protocolos de indução de lesões pépticas baseados em agentes relacionados com a etiologia das úlceras no homem. Para a complementação dos estudos de gastroproteção e cicatrização serão analisados parâmetros bioquímicos e moleculares. Os resultados serão expressos sob forma de média ± desvio padrão da média e os resultados serão analisados estatisticamente, adequado ao modelo experimental.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Tamires de Souza. Avaliação do efeito protetor e cicatrizante do extrato hidroalcóolico de folhas de Solanum paniculatum L. frente á úlceras pépticas. 2013. 137 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu) Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.