Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise transcriptômica do complexo salivar da sanguessuga Haementeria vizottoi

Processo: 11/16393-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Beneficiário:Adriane Michele Xavier Prado Amorim
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transcriptoma   Fator Xa

Resumo

As reações bioquímicas da coagulação sanguínea devem ser estritamente reguladas, de modo a evitar ativação excessiva do sistema. A atividade das proteinases operantes na ativação da coagulação é regulada por numerosas proteínas inibitórias, que atuam como anticoagulantes naturais. Animais hematófagos desenvolveram uma grande diversidade de substâncias que são injetadas no hospedeiro através da saliva e inibem as reações hemostáticas no local onde se alimentam. Por isso, proteínas e peptídeos biologicamente ativos presentes nos organismos vivos tem sido alvo de investigação pelo potencial utilitário para o desenvolvimento de drogas de origem biológica, com finalidade terapêutica. Com o advento da biotecnologia a geração de bibliotecas de cDNA tornou-se uma ferramenta importante para o estudo dessas moléculas, pois possibilita o estudo de tecidos raros ou caracterização bioquímica difícil. Este projeto tem como objetivo o estudo de moléculas proteicas da glândula salivar de Haementeria vizottoi, para dar prosseguimento ao trabalho realizado por Oliveira (2011), pretendemos construir uma biblioteca de cDNA a fim de validar os resultados de sequenciamento e caracterização de proteínas já obtidos por nosso grupo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XAVIER PRADO AMORIM, ADRIANE MICHELE; DE OLIVEIRA, URSULA CASTRO; FARIA, FERNANDA; MESQUITA PASQUALOTO, KERLY FEMANDA; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, INACIO DE L. M.; CHUDZINSKI-TAVASSI, ANA MARISA. Transcripts involved in hemostasis: Exploring salivary complexes from Haementeria vizottoi leeches through transcriptomics, phylogenetic studies and structural features. Toxicon, v. 106, p. 20-29, NOV 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.