Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre diabetes mellitus tipo 1 e doença celíaca: quais são as experiências da criança?

Processo: 11/18853-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Elaine Buchhorn Cintra Damião
Beneficiário:Grasiele Caroline Rodrigues
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Diabetes mellitus tipo 1   Doença celíaca   Pediatria   Doença crônica   Acontecimentos que mudam a vida

Resumo

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma das principais doenças crônicas da infância, é uma doença que exige especificidades em seu controle e, pode estar associada à outros distúrbios auto-imunes. Devido a uma susceptibilidade genética, crianças com DM1 estão mais propensas a desenvolver a doença celíaca (DC), enteropatia auto-imune caracterizada pela intolerância ao glúten. A doença celíaca é de difícil diagnóstico em pacientes com DM1, por se apresentar de forma assintomática. Uma vez que não há relatos de estudos nacionais e internacionais que enfatizem a experiência da criança com diabetes ao receber o diagnóstico de DC, o objetivo desse estudo é compreender a experiência vivenciada pela criança com DM1 ao receber o diagnóstico de DC e conhecer como a criança lida em seu dia-a-dia com essas duas doenças crônicas. Utilizaremos a Análise de Conteúdo como metodologia. Farão parte do estudo crianças de 9 a 11 anos, com diagnóstico de DM1 há no mínimo 1 ano e DC com tratamento instituído, independente do tempo de diagnóstico. Os dados serão coletados em ambulatórios de endocrinologia pediátrica e em uma associação de portadores de DM1, após a aprovação dos respectivos Comitês de Ética, através de entrevistas semi-estruturadas áudio-gravadas. A Análise dos dados seguirá os pressupostos da Análise de Conteúdo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCA DE CÁSSIA ALVAREZ BRANCAGLIONI; GRASIELE CAROLINE RODRIGUES; ELAINE BUCHHORN CINTRA DAMIÃO; MÁRCIA SILVA QUEIROZ; MÁRCIA NERY. Crianças e adolescentes que convivem com diabetes e doença celíaca. Rev. Gaúcha Enferm., v. 37, n. 1, p. -, 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.